Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46255Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Manequinha, Helenice Maria | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-27T14:45:42Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-27T14:45:42Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-18 | - |
| dc.identifier.citation | MANEQUINHA, Helenice Maria. Educação e Direitos Humanos: racismo e preconceito social no Brasil moderno. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Pedagogia) -Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46255 | - |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Racismo estrutural | pt_BR |
| dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
| dc.subject | Preconceito social | pt_BR |
| dc.subject | Diversidade étnico-racial | pt_BR |
| dc.subject | Desigualdade | pt_BR |
| dc.subject | Negros | pt_BR |
| dc.title | Educação e Direitos Humanos: racismo e preconceito social no Brasil moderno | pt_BR |
| dc.title.alternative | Educação e Direitos Humanos: racismo e preconceito social no Brasil moderno | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | França, Robson Luiz de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/6494919511957208 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Oliveira | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0270534605282334 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | -, - | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | - | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho analisa criticamente a permanência do racismo e do preconceito social no Brasil contemporâneo, contrastando o discurso de valorização da diversidade com a realidade vivida por negros, pardos e indígenas. A partir de uma perspectiva reflexiva e fundamentada em autores como Nunes (2006), o estudo destaca como práticas discriminatórias estão enraizadas nas estruturas sociais e muitas vezes passam despercebidas, mesmo após avanços legais. A pesquisa questiona a eficácia das políticas públicas de combate ao racismo e busca compreender por que, mesmo no século XXI, essas práticas persistem. O objetivo é dar visibilidade a experiências de discriminação, revelar as contradições entre teoria e prática e apontar caminhos de transformação social. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 21 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 186839235 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Educação e Direitos Humanos | Trabalho de Conclusão de Curso | 381.61 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
