Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46252
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorAngelis, Patricia Aparecida Pontes de-
dc.date.accessioned2025-06-27T14:35:39Z-
dc.date.available2025-06-27T14:35:39Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.citationANGELIS, Patricia Aparecida Pontes de. Políticas públicas e a globalização na educação. 2025, 16fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46252-
dc.description.abstractThe paper analyses how globalization influences public education policies in developing countries, focusing on Brazil, Kenya and India. The research, which is qualitative and bibliographical, shows that globalization brings advances such as digitalization and the internationalization of education, but can also accentuate inequalities by imposing standardized models. The article highlights that each country faces specific challenges: Brazil deals with regional inequalities, Kenya with precarious infrastructure and India with the exclusion of marginalized groups. It concludes that it is necessary to create educational policies that respect local diversities and promote inclusive, quality education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectGlobalizationpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titlePolíticas Públicas e a Globalização na Educaçãopt_BR
dc.title.alternativePublic Policies and Globalization in Educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1França, Robson Luiz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/6494919511957208pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Gabriela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0270534605282334pt_BR
dc.contributor.referee2., .-
dc.contributor.referee2Lattes.pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho analisa como a globalização influencia as políticas públicas educacionais em países em desenvolvimento, com foco no Brasil, Quênia e Índia. A pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, mostra que a globalização traz avanços como a digitalização e a internacionalização do ensino, mas também pode acentuar desigualdades ao impor modelos padronizados. O artigo destaca que cada país enfrenta desafios específicos: o Brasil lida com desigualdades regionais, o Quênia com infraestrutura precária e a Índia com exclusão de grupos marginalizados. Conclui-se que é necessário criar políticas educacionais que respeitem as diversidades locais e promovam uma educação inclusiva e de qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration16pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode186839234-
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PolíticasPúblicasGlobalização.pdfTCC324.99 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons