Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46171
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSeno, Giovana Sallum-
dc.date.accessioned2025-06-18T13:25:51Z-
dc.date.available2025-06-18T13:25:51Z-
dc.date.issued2025-05-08-
dc.identifier.citationSENO, Giovana Sallum. A utilização de memes virtuais no combate à desinformação acerca da vacina contra a COVID-19. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46171-
dc.description.abstractThis monograph aims to study how internet memes can contribute to combating disinformation related to Covid-19 vaccination. Various memes were examined in order to identify the main formats used to spread and fight disinformation, the key characteristics of these humorous posts, to understand humor as an opinion-based genre, and to identify the typical content of memes used as tools against disinformation. To this end, the content analysis technique was employed, which enabled the creation of three explanatory tables showing how the characteristics of the textual genre “meme”, identified in the literature review, relate to the dissemination or the combating of informational disorder associated with Covid-19 vaccination. In conclusion, it was found that despite the implementation of various strategies to fight disinformation, only regulation and the enforcement of stricter measures can contribute to a society that is less vulnerable to informational chaos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectmemespt_BR
dc.subjectcombatept_BR
dc.subjectdesinformaçãopt_BR
dc.subjectvacinaçãopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.titleA utilização de memes virtuais no combate à desinformação acerca da vacina contra a Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeThe use of Internet memes in combating disinformation about the Covid-19 vaccinept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Ana Paula de Moraes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418128454553034pt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Patrícia Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0400124025006178pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves Junior, Reynaldo José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5353829054300430pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2569922201000844pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo principal o estudo de como os memes virtuais podem atuar no combate da desinformação sobre assuntos relacionados à vacinação contra a Covid 19. Foram examinados diversos memes a fim de identificar os principais formatos utilizados para propagar e combater a desinformação, as principais características destas publicações que se utilizam do humor, entender o humor como um gênero opinativo e identificar os conteúdos dos memes normalmente utilizados como meios de combate à desinformação. Para tanto, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo, que possibilitou a confecção de três tabelas explicativas sobre como as características sobre o gênero textual “meme” que foram levantadas na revisão bibliográfica se encaixam na disseminação ou no combate da desordem informacional associada à vacinação contra a Covid-19. Ao final, foi chegada à conclusão de que, mesmo com a aplicação de diversas estratégias para o combate à desinformação, apenas a regulação e a aplicação de medidas mais rigorosas podem contribuir para uma sociedade menos vulnerável ao caos informacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseJornalismopt_BR
dc.sizeorduration52pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode186275396-
Appears in Collections:TCC - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UtilizaçãoMemesVirtuais.pdfTCC1.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons