Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46164
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Juscelino Pereira da-
dc.date.accessioned2025-06-17T15:37:00Z-
dc.date.available2025-06-17T15:37:00Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.citationSILVA, Juscelino Pereira da. Desenvolvimento de uma sequência didática a partir da análise da abordagem sobre interações intermoleculares nos manuais do professor do PNLD 2021. 2025. 103 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5143.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46164-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the approach to the topic of intermolecular interactions in the teacher’s manuals of science textbooks approved in the 2021 PNLD (National Textbook Program). Based on this survey, the goal is to develop a didactic sequence to support Chemistry teachers in addressing this content. The research, in addition to having qualitative characteristics, is also classified as bibliographic. Through the analyses, it was observed that teacher’s manuals are present in all collections, with different organizations but featuring similar elements. In this way, the analysis categories were created: on the importance of concepts and the possibilities of application, experimental activities and teaching strategies. For the importance/application category, a variety of topics in which this content could be applied were identified, demonstrating the relevance of studying this subject. Regarding experimental activity guidelines, ten experimental activities were found, distributed across six of the seven teacher’s manuals. As for teaching strategies, they were identified in two different manuals. In the teaching strategies for molecular polarity, it was noted that numerous factors were considered in their development, categorized into substance physical properties, electronegativity difference, dipole-induced intermolecular interaction, vector use, and molecular symmetry. Additionally, two other teaching strategies for molecular polarity were identified (by symmetry and instantaneous dipole–induced dipole interaction). Based on the results obtained in this research, the didactic sequence was developed and applied in the classroom. Following its implementation, the Educational Product – "Intermolecular Interactions Based on Volatility Differences: A Didactic Sequence" – was created. This resource is intended to support (future) teachers working in basic education who have access to the material.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectInterações intermolecularespt_BR
dc.subjectIntermolecular interactionspt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectManual do professorpt_BR
dc.subjectTeacher's manualpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma sequência didática a partir da análise da abordagem sobre interações intermoleculares nos manuais do professor do PNLD 2021pt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a teaching sequence based on analysis of the approach to intermolecular interactions in the PNLD 2021 teacher manualspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira Junior, José Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8191381462412110pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Viviani Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9829786425442334pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Cinara Aparecida de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1327633522843483pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1122862767769976pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar a abordagem do conteúdo de interações intermoleculares nos manuais do professor dos livros didáticos da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, aprovados no PNLD 2021. A partir deste levantamento, busca-se elaborar uma sequência didática que auxilie na abordagem do conteúdo por professores de Química. A pesquisa, além de conter características qualitativas, também é definida como bibliográfica. Com a realização das análises, foi possível observar que os manuais do professor aparecem em todas as coleções, com diferentes organizações, mas apresentando elementos semelhantes entre si. Dessa forma, foram criadas as categorias de análise: sobre importância dos conceitos e as possibilidades de aplicação, atividades experimentais e as estratégias de ensino. Para a categoria importância/aplicação, foram encontradas uma variedade de temas em que tal conteúdo poderia ser aplicado, demonstrando a importância do estudo do conteúdo. Para as orientações de atividades experimentais, foram identificadas dez atividades experimentais, distribuídas em seis dos sete manuais do professor. Para as estratégias de ensino, foi possível afirmar que estas foram encontradas em dois manuais distintos. Para as estratégias de ensino para polaridade das moléculas, foi possível identificar que estas consideram fatores variados para seu desenvolvimento, sendo estes divididos entre propriedades físicas das substâncias, diferença de eletronegatividade, interação intermolecular do tipo dipolo-induzido, uso de vetor e simetria de moléculas. Foram também identificadas duas outras estratégias de ensino para polaridade das moléculas (por simetria e interação intermolecular do tipo dipolo instantâneo-dipolo induzido). A partir dos resultados obtidos com a realização desta pesquisa, foi possível construir a SD que foi aplicada em sala de aula. Após o desenvolvimento da SD e de sua aplicação, foi desenvolvido o Produto Educacional – “Interações Intermoleculares a partir da diferença de volatilidade: uma sequência didática”, que servirá de aporte à (futuros) professores que atuam na educação básica e que tenham acesso ao material.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration103pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5143pt_BR
dc.orcid.putcode186207187-
dc.crossref.doibatchid795daa8e-82cc-4abb-86a1-20f1f4b52e57-
dc.subject.autorizadoCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoLivros didáticos - Clarezapt_BR
dc.subject.autorizadoProfessores - Manual de instruçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesenvolvimentoSequenciaDidatica.pdfDissertação18.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons