Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Camila Soares Gomes-
dc.date.accessioned2025-06-16T10:19:49Z-
dc.date.available2025-06-16T10:19:49Z-
dc.date.issued2025-05-28-
dc.identifier.citationRAMOS, Camila Soares Gomes. GeoGebra no Ensino de Matemática: um mapeamento a partir dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). 2025. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46144-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the papers presented at the last two editions of the National Meeting on Mathematics Education (ENEM) that addressed the use of GeoGebra in the teaching and learning of Mathematics. Through a bibliographic mapping of a qualitative nature, the focus was on the papers presented at the 2019 (XIII ENEM) and 2022 (XIV ENEM) editions that used GeoGebra as an educational tool. The study analyzed a total of 112 papers, with 70 from the XIII ENEM and 42 from the XIV ENEM. The methodology involved collecting data from the event‟s proceedings, based on the descriptor “GeoGebra” in the titles or abstracts of the articles. The results indicate that the use of GeoGebra has significantly contributed to the modernization of teaching, student motivation, and improved understanding of mathematical content. The software has made it easier to visualize and explore abstract concepts, promoting more dynamic and collaborative pedagogical practices. However, challenges such as lack of adequate infrastructure and insufficient teacher training still limit the effective implementation of GeoGebra in schools. This study highlights the importance of public policies that promote the integration of Information and Communication Technologies (ICT) into the educational process. It also emphasizes the need for teacher training and investment in technical resources in schools to maximize the benefits of this educational tool.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.titleGeoGebra no Ensino de Matemática: Um mapeamento a partir dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Érika Maria Chioca-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0024613652139150pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Giselle Moraes Resende-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0155299909204810pt_BR
dc.contributor.referee2Agustini, Edson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1537249856486330pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar os trabalhos apresentados nas duas últimas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) que abordam a utilização do GeoGebra nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática. Por meio de um mapeamento bibliográfico de caráter qualitativo, com foco nos trabalhos apresentados nas edições de 2019 (XIII ENEM) e 2022 (XIV ENEM) que utilizaram o GeoGebra como ferramenta educacional. O estudo analisou um total de 112 artigos, sendo 70 do XIII ENEM e 42 do XIV ENEM. A metodologia envolveu a coleta de dados nos anais do evento, com base no descritor “GeoGebra” nos títulos ou resumos dos artigos. Os resultados indicam que o uso do GeoGebra tem contribuído significativamente para a modernização do ensino, motivação dos alunos e melhoria da compreensão de conteúdos matemáticos. O software tem facilitado a visualização e exploração de conceitos abstratos, promovendo práticas pedagógicas mais dinâmicas e colaborativas. No entanto, desafios como a falta de infraestrutura adequada e a formação insuficiente dos professores ainda limitam a efetividade da implementação do GeoGebra no ambiente escolar. Este estudo reforça a importância de políticas públicas que promovam a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo educacional, além de destacar a necessidade de capacitação dos professores e investimento em recursos técnicos nas escolas para potencializar os benefícios dessa ferramenta educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration66pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.orcid.putcode186127538-
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GeoGebraNoEnsino.pdfTCC3.24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons