Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46114
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCosta, Luiz Henrique Marques-
dc.date.accessioned2025-06-12T15:06:47Z-
dc.date.available2025-06-12T15:06:47Z-
dc.date.issued2025-05-06-
dc.identifier.citationCOSTA, Luiz Henrique Marques. A construção do sujeito na perspectiva do narrador: análise discursiva do filme Malèna e a formação de identidade através do olhar do outro. 2025. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46114-
dc.description.abstractThis study investigates how a subject's identity can be constructed through the gaze of the other, based on a discursive analysis of the film Malèna (2000), directed by Giuseppe Tornatore. Grounded in Foucauldian Discourse Studies, the research examines how Renato, the narrator-character, constructs the figure of Malèna from a socially and historically situated perspective. Furthermore, it analyzes how the character's lack of voice, combined with her objectification and silencing, reveals power structures and discursive mechanisms at work in the constitution of female subjectivity. Through audiovisual discourse analysis, the study highlights how the male gaze, embodied in Renato's narrative, reinforces stigmas and fantasies while simultaneously denying the character her agency as a subject. The findings indicate that Malèna’s identity is constructed within a discourse that both idealizes and marginalizes her, positioning her as an object of others’ desire, even though she is, at times, humanized by the narrator. The research thus contributes to discussions on audiovisual representations from a Foucauldian perspective, the relationship between narrative and power, and the discursive processes involved in identity formation in cinema.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectMalènapt_BR
dc.subjectMalènapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectNarradorpt_BR
dc.subjectNarratorpt_BR
dc.titleA construção do sujeito na perspectiva do narrador: análise discursiva do filme Malèna e a formação de identidade através do olhar do outropt_BR
dc.title.alternativeThe construction of the subject from the narrator's perspective: discourse analysis of the film Malèna and the formation of identity through the gaze of the otherpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sá, Israel de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8992079880490308pt_BR
dc.contributor.referee1Dorne, Vinícius Durval-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1275831545879764pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Diélen dos Reis Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3314605940871232pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2670653451075379pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga como a identidade de um sujeito pode ser construída a partir do olhar do outro, com base em uma análise discursiva do filme Malèna (2000), dirigido por Giuseppe Tornatore. Ancorada nos Estudos Discursivos Foucaultianos, a pesquisa examina como Renato, personagem-narrador, constrói a figura de Malèna a partir de uma posição social e historicamente situada. Além disso, analisa como a ausência de voz da personagem, somada à sua objetificação e silenciamento, revela estruturas de poder e mecanismos discursivos que atuam na constituição da subjetividade feminina. Por meio da análise do discurso audiovisual, o estudo evidencia como o olhar masculino, incorporado pela narrativa de Renato, reforça estigmas e fantasias, ao mesmo tempo em que nega à personagem sua agência como sujeito. Os resultados indicam que a identidade de Malèna é construída dentro de um discurso que a idealiza e marginaliza, colocando-a como um objeto de desejo alheio, ainda que, em alguns momentos, também seja humanizada pelo narrador. A pesquisa contribui, assim, para os debates sobre as representações audiovisuais na perspectiva foucaultiana, a relação entre narrativa e poder e os processos discursivos envolvidos na formação da identidade no cinema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseJornalismopt_BR
dc.sizeorduration75pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ConstruçãoSujeitoPerspectiva.pdfTCC2.87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons