Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46110Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sousa Junior, Carlos Eduardo de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-11T13:55:07Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-11T13:55:07Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
| dc.identifier.citation | SOUSA JUNIOR, Carlos Eduardo de. Atividades didáticas de resolução de problemas e aprendizagem pela pesquisa: possíveis articulações no livro didático de física. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46110 | - |
| dc.description.abstract | This study examines potential connections between problem-solving instructional activities and inquiry-based learning in physics textbooks used in Brazilian high schools (Ensino Médio) within the Triângulo Mineiro region. Acknowledging textbooks' role as key pedagogical resources, we analyze how problem-solving activities incorporate guidelines for developing research-oriented tasks, particularly those extending beyond classroom settings. Our specific objectives include evaluating how these problem-solving activities contribute to student-centered research strategies. Employing qualitative document analysis with Content Analysis methodology, we examined the two most widely-used textbook collections in public schools across the region, assessing their pedagogical approaches and provisions for student research. Findings reveal that while some activities suggest investigative practices, most emphasize superficial information gathering and mechanical problem-solving rather than active knowledge construction. Certain activities demonstrated stronger potential for inquiry-based learning, though their effectiveness depends on teachers' critical implementation. We conclude that while the analyzed textbooks offer opportunities for research-based learning, their efficacy requires reflective and creative teacher mediation. The study underscores the need for ongoing teacher professional development and pedagogical practices that bridge scientific knowledge with societal needs, fostering critical, meaningful, and transformative education. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
| dc.subject | Physics education | pt_BR |
| dc.subject | Livro didático | pt_BR |
| dc.subject | Textbooks | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem pela pesquisa | pt_BR |
| dc.subject | Inquiry-based learning | pt_BR |
| dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
| dc.subject | Problem-solving | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| dc.subject | High school | pt_BR |
| dc.title | Atividades didáticas de resolução de problemas e aprendizagem pela pesquisa: possíveis articulações no livro didático de física | pt_BR |
| dc.title.alternative | Problem-solving teaching activities and learning through research: possible connections in physics textbooks | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ustra, Sandro Rogério Vargas | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9632550703149729 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Gelamo, Emerson Luiz | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5645339553736022 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Rezende, Thaianne Lopes de Souza | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7146267110663291 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8691035959120556 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho investiga as possíveis articulações entre atividades didáticas de resolução de problemas e a aprendizagem pela pesquisa em livros didáticos de física utilizados nas escolas públicas do Ensino Médio na região do Triângulo Mineiro. Reconhecendo a importância do livro didático como instrumento de apoio pedagógico, este estudo busca compreender como as atividades didáticas de resolução de problemas são apresentadas com ênfase nas orientações para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, especialmente fora da sala de aula. Quanto aos objetivos específicos buscamos analisar as contribuições das atividades didáticas de resolução de problemas para estratégias pedagógicas pautadas na pesquisa dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa documental de natureza qualitativa, na qual se utiliza a Análise de Conteúdo como método para interpretação dos dados. Foram analisadas as duas coleções de livros didáticos mais adotadas em escolas públicas da região, considerando a proposta pedagógica das atividades e o espaço para a pesquisa dos estudantes. Os resultados indicam que, embora existam propostas que sugerem práticas de investigação, a maioria das atividades privilegia a coleta superficial de informações e a resolução mecânica de exercícios, sem aprofundar a construção ativa do conhecimento. Algumas atividades propostas nas coleções apresentaram maior potencial para práticas investigativas, mas dependem da organização crítica do professor para se efetivarem. Conclui-se que as coleções analisadas apresentam possibilidades de fomentar a aprendizagem pela pesquisa, mas sua efetividade está condicionada ao uso reflexivo e criativo pelo professor. O estudo reforça a necessidade de formação continuada de professores e da construção de práticas pedagógicas que integrem o conhecimento científico às demandas sociais, promovendo uma educação crítica, significativa e transformadora. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Física | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 64 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 185840033 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Física (Ituiutaba / Pontal) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AtividadesDidaticasResoluçao.pdf | 12.07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
