Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46084
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorDias, Maria Vitoria de Jesus Marcio-
dc.date.accessioned2025-06-09T16:11:45Z-
dc.date.available2025-06-09T16:11:45Z-
dc.date.issued2025-06-09-
dc.identifier.citationDIAS, Maria Vitoria de Jesus Marcio. escritos esquecidos: pesquisas e histórias do acesso do povo preto à cultura letrada no século XIX. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46084-
dc.description.abstractThe theme of this paper is the relationship between the black population's access to literate culture and the struggles of black people in 19th century Brazil, before and after the Abolition of Slavery. Its aim was to survey and analyze scientific research that problematizes the stigma of the black population (enslaved, freed and forced) as having no command of reading and writing during the 19th century. It is the result of a bibliographic search carried out on the Journal Portal of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Different search strategies were used in order to find a greater number of results that include publications from 2003 to 2024, which mention studies on the 19th century, highlighting the slavery scenario and the absence/presence of opportunities for the enslaved or freed black population to master literate culture. The research made it possible to observe that investigations into this subject were carried out using sources such as letters, laws, powers of attorney, printed newspapers, manifestos, among other documents from around Brazil. The results prove the presence of enslaved, freed and free people in the schooling process in the 19th century, as well as emphasizing the different possibilities of teaching reading and writing to these people, who mastered literate culture and used it both in their political struggles for freedom, for the abolition of slavery and against racism, and in the exchange of everyday information. The lack of knowledge of this history is reflected in the inheritance of the content taught in universities, specifically in degree courses, and consequently in contemporary schools.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPopulação negrapt_BR
dc.subjectBlack populationpt_BR
dc.subjectCultura letradapt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectBrasil impériopt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectLiterate culturept_BR
dc.subjectLaw 10.639/03pt_BR
dc.subjectHistory of educationpt_BR
dc.subjectBrazil empirept_BR
dc.titleEscritos esquecidos: pesquisas e histórias do acesso do povo preto à cultura letrada no século XIXpt_BR
dc.title.alternativeForgotten writings: research and stories of black people's access to literate culture in the 19th centurypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Franco, Aléxia Pádua-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4607042780750206pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2775429764441200pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ishangly Juana da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8384618306547713pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6563133040586596pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema a relação entre o acesso da população negra1 à cultura letrada e as lutas do povo preto no Brasil do século XIX, antes e após ao fim da escravização. Seu objetivo foi levantar e analisar pesquisas científicas que problematizam o estigma da população negra (escravizados, libertos e forros) como sem domínio da leitura e escrita durante o século XIX. Ele é resultado de uma pesquisa bibliográfica realizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nesta, foram utilizadas diferentes estratégias de busca com o intuito de encontrar maior quantidade de resultados que contemplem publicações dos anos de 2003 a 2024, que mencionem estudos sobre o século XIX, ressaltando o cenário escravagista e a ausência/presença de oportunidades de domínio da cultura letrada pela população negra escravizada ou liberta. A pesquisa possibilitou observar que as investigações sobre esta temática foram desenvolvidas por meio de fontes como: cartas, leis, procurações, jornais impressos, manifestos, entre outros documentos ao redor do Brasil. Essas fontes comprovam a presença de pessoas escravizadas, libertas e forras no processo de escolarização no século XIX, além de enfatizar diferentes possibilidades de ensino e aprendizagem da leitura e escrita entre esses povos, que dominaram a cultura letrada e a utilizaram tanto em suas lutas políticas por liberdade, pelo fim da escravização e contra o racismo, quanto em trocas de informações do cotidiano. O desconhecimento desta história reflete nos conteúdos trabalhados em universidades, em específico nos cursos de licenciatura, e por consequência nas escolas da contemporaneidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration62pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode185682632-
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EscritosEsquecidosPesquisas.pdfa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso686.49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.