Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46050
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Layla Carolyne Carvalho-
dc.date.accessioned2025-06-04T13:36:06Z-
dc.date.available2025-06-04T13:36:06Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationSILVA, Layla Carolyne Carvalho. A arte como caminho para lidar com a ansiedade na formação de uma professora de ciências e biologia: um estudo autobiográfico para uma "biologia do agora". 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46050-
dc.description.abstractMany intersections permeate the initial training of teachers in undergraduate courses. Regarding the teaching of science and biology, undergraduate courses in Biological Sciences provide contact with different fields of knowledge, both in general and specific pedagogical areas, as well as in biological areas, training professionals to work in teaching. Along with this formal curricular knowledge, there are experiences that are often permeated by anxiety and other states of pain and illness. Contact with the arts can be a way to cultivate health in educational processes as well. This work sought to reflect on these issues that permeate university education based on an autobiographical study that focused on the author's experiences when thinking about moments during her undergraduate degree in Biological Sciences in which art was present. Along with this, the discussion of “Biology of the Now” emerges as a way to invest in ways of paying attention to life, science and education that happen in a state of presence, cultivating ways of living, learning and educating beyond anxiety.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de Professores/aspt_BR
dc.subjectPesquisa autobiográficapt_BR
dc.subjectEducação e Artept_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectBiologia do Agorapt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectAutobiographical Researchpt_BR
dc.subjectEducation and Artpt_BR
dc.subjectAnxietypt_BR
dc.subjectBiology of the Nowpt_BR
dc.titleA arte como caminho para lidar com a ansiedade na formação de uma professora de ciências e biologia: um estudo autobiográfico para uma "biologia do agora"pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, Tiago Amaral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2295345372533795pt_BR
dc.contributor.referee1Rigue, Fernanda Monteiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1520364228695308pt_BR
dc.contributor.referee2Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8491458442999644pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoMuitos atravessamentos permeiam a formação inicial de professores e professoras nos cursos de licenciatura. No que diz respeito ao ensino de ciências e biologia, nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas tem-se o contato com diferentes campos do saber, tanto das áreas pedagógicas gerais e específicas, quanto das biológicas, formando profissionais para atuarem na docência. Junto desses saberes curriculares formais, estão vivências que, tantas vezes, são permeadas pela ansiedade e outros estados de dor e adoecimento. O contato com as artes pode ser uma maneira de cultivar a saúde também nos processos educativos. Este trabalho buscou pensar nessas questões que atravessam a formação universitária a partir de um estudo autobiográfico que debruçou-se nas vivências da autora ao pensar em momentos de sua graduação em licenciatura em Ciências Biológicas em que a arte esteve presente. Junto disso, surge a discussão da “Biologia do Agora” como um caminho a investir em modos de atenção à vida, às ciências e à educação que acontecem em um estado de presença, cultivando maneiras de viver, aprender e se formar para além da ansiedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.orcid.putcode185405128-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ArteComoCaminho.pdfTCC1.2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.