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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorGomes, André Arantes-
dc.date.accessioned2025-06-04T11:34:05Z-
dc.date.available2025-06-04T11:34:05Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.identifier.citationGOMES, André Arantes. Reflexões sobre a relação entre angústia e fé em Kierkegaard. 2025. 96 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.218.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46044-
dc.description.abstractThe research examines anxiety, faith, and love as central elements in Søren Kierkegaard's philosophy, highlighting their dialectical relationship in the pursuit of authentic existence. Anxiety, described as the "dizziness of freedom," reveals the tension between the finite and the infinite, placing the individual before the necessity of choosing among existential possibilities. This freedom, however, does not guarantee correctness but opens the door to error, making anxiety an inevitable and constitutive condition of human existence. Faith emerges as a response to anxiety, requiring a "qualitative leap" that transcends reason and embraces paradox, as exemplified in the narrative of Abraham's sacrifice. Faith is not rationally justified but operates in a higher sphere, where the singular becomes superior to the universal. Love, in turn, harmonizes the tensions between finitude and infinitude, temporality and eternity, enabling the overcoming of despair. Kierkegaard emphasizes that authentic existence is only achieved when the individual integrates these concepts, living in a direct and subjective relationship with the Absolute. It is in the Moment, a qualitative instant that synthesizes the temporal and the eternal, that faith becomes possible, demanding a decision that transcends human logic. In summary, anxiety, faith, and love form a continuous dialectic, inviting the individual to transcend their limits and seek, through faith and love, a full and meaningful existence.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAngústiapt_BR
dc.subjectpt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectExistênciapt_BR
dc.subjectAmorpt_BR
dc.subjectKierkegaardpt_BR
dc.subjectAnxietypt_BR
dc.subjectFaithpt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectExistencept_BR
dc.subjectLovept_BR
dc.titleReflexões sobre a relação entre angústia e fé em Kierkegaardpt_BR
dc.title.alternativeReflections on the relationship between anguish and faith in Kierkegaardpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida Jr., José Benedito de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0240796579540981pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Márcio Gimenes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4269564367136592pt_BR
dc.contributor.referee2Seneda, Marcos César-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9151138206391021pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3715829479983081pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa examina a angústia, a fé e o amor como elementos centrais na filosofia de Søren Kierkegaard, destacando sua relação dialética para a existência autêntica. A angústia, descrita como a "vertigem da liberdade", revela a tensão entre o finito e o infinito, colocando o indivíduo diante da necessidade de escolher entre possibilidades existenciais. Essa liberdade, porém, não garante acerto, mas abre espaço para o erro, tornando a angústia uma condição inevitável e constitutiva da condição humana. A fé emerge como resposta à angústia, exigindo um "salto qualitativo" que transcende a razão e abraça o paradoxo, como exemplificado na narrativa do sacrifício de Abraão. A fé não se justifica racionalmente, mas opera em uma esfera superior, onde o singular se torna superior ao universal. O amor, por sua vez, harmoniza as tensões entre finitude e infinitude, temporalidade e eternidade, possibilitando a superação do desespero. Kierkegaard enfatiza que a existência autêntica só é alcançada quando o indivíduo integra esses conceitos, vivendo uma relação direta e subjetiva com o Absoluto. É no Instante, momento qualitativo que sintetiza o temporal e o eterno, que a fé se torna possível, exigindo uma decisão que transcende a lógica humana. Em síntese, a angústia, a fé e o amor formam uma dialética contínua, convidando o indivíduo a transcender seus limites e a buscar, por meio da fé e do amor, uma existência plena e significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapt_BR
dc.sizeorduration96pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.218pt_BR
dc.orcid.putcode185405594-
dc.crossref.doibatchid8c29824c-a036-4e57-a86f-9fe1c16937bc-
dc.subject.autorizadoFilosofiapt_BR
dc.subject.autorizadoKierkegaard, Soren, 1813-1855 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoExistencialismopt_BR
dc.subject.autorizadoAmor e fépt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Filosofia

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