Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46030
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Atividade do caulin associado a inseticidas no controle do pulgão (Melanaphis sacchari), na seletividade a inimigos naturais e reflexo na produção da cultura do sorgo
Autor(es): Tavares, Amanda da Silva
Primeiro orientador: Celoto, Fernando Juari
Primeiro membro da banca: Finotti, Camila Garcia Dutra
Segundo membro da banca: Dutra, Marielle Rodrigues
Resumo: O sorgo (Sorghum bicolor L.) é uma planta herbácea monocotiledônea pertencente à família das gramíneas. A presença de insetos-praga em plantações pode reduzir a produtividade podendo atacar a planta em locais diferentes, como a destruição de sementes e plantas jovens, ataque ao sistema radicular, reduzindo o vigor das plantas e maior suscetibilidade aos estresses ambientais. O pulgão (Melanaphis sacchari) causa prejuízos à cultura do sorgo em razão do hábito de se alimentar sugando a seiva das plantas e excretar uma substância açucarada que propicia o aparecimento da fumagina. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito do uso do silício calcinado associado a inseticidas no controle do pulgão (M. sacchari) na cultura do sorgo e o efeito sobre o parasitóide do pulgão (Lysiphlebus testaceipes). O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental do Glória, situada no município de Uberlândia, seguindo delineamento experimental em blocos casualizados, com 10 tratamentos e 4 repetições. Cada parcelas foi constituída de oito linhas espaçadas em 0,5m por seis metros de comprimento, totalizando 24 m². Os tratamentos foram: (1) testemunha, (2) Curbix, (3) Curbix+Surround, (4) Squad, (5) Saquad + Surround, (6) Battus, (7) Battus + Surround, (8) Surround 2 kg/ha, (9) Surround 3 kg/ha e (10) Surround 4 kg/ha. Foram realizadas seis aplicações de inseticidas com intervalo de 10 dias entre aplicações, com pulverizador PJB – BC Jacto equipado com ponta XR11003VK, pressão de 30 psi e com volume de calda de 150 L/ha. As avaliações foram realizadas com 0 (avaliação prévia) e 10 dias após cada aplicação, pela contagem do número de pulgões vivos e pulgões parasitados em 10 plantas por parcela. O silício não apresentou desempenho superior aos demais tratamentos em nenhuma das avaliações, nem mesmo com redução proporcionada por efeito residual do produto, porém apresentou seletividade ao parasitoide L. testeceipes. Quanto ao índice de parasitismo, foi encontrada redução significativa somente nos tratamentos com Squad, Squad + Surround e Battus + Surround.
Palavras-chave: Manejo Integrado de pragas
Integrated Pest Management
Surround WP
afídeo
aphid
Melanaphis sacchari
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: TAVARES, Amanda da Silva. Atividade do caulin associado a inseticidas no controle do pulgão (Melanaphis sacchari), na seletividade a inimigos naturais e reflexo na produção da cultura do sorgo. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46030
Data de defesa: 20-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtividadeDoCaulin.pdfTCC746.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.