Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46026
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAntonio, Ana Gabriela-
dc.date.accessioned2025-06-02T18:53:51Z-
dc.date.available2025-06-02T18:53:51Z-
dc.date.issued2025-05-08-
dc.identifier.citationANTONIO, Ana Gabriela. Ico, Yorda e Eu: Ensaio fenomenológico sobre o jogo eletrônico de Fumito Ueda. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46026-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectexperienciapt_BR
dc.subjectvirtualpt_BR
dc.subjectjogo eletrônicopt_BR
dc.subjectICOpt_BR
dc.subjectexperiencept_BR
dc.subjectvirtualpt_BR
dc.subjectelectronic gamept_BR
dc.titleIco, Yorda e Eu: ensaio fenomenológico sobre o jogo eletrônico de Fumito Uedapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paula, Douglas de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9861180583848186pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Fábio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4450453554832020pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Rodrigo Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4598876696156622pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo relatar as dimensões sensíveis emergidas da experiência com o jogo eletrônico “ICO”, de Fumito Ueda, mediante uma abordagem fenomenológica. Para tal objetivo, recorre-se a articulação de sete categorias de análise perceptual didi-hubermaniana. Também, bachelardiana, onde o trabalho é amparado na poética e leitura imaginária do autor. O estudo considerou, como arcabouço referencial, a relação entre virtual e atual, colocado por Maria Bicudo, onde referencia-se também Douglas de Paula, entendendo o jogo como interface gráfica interativa e partindo da investigação do conceito de "realidade virtual", colocado por André Parente. Nos procedimentos utilizados para captura da experiência, seguindo as considerações de Paula e Santos, a análise com fins fenomenológicos concentra-se nos registros de duas partidas do jogo, documentadas através de gravações, transcrições e memorandos reflexivos. Relatam-se também as particularidades da ocorrência e documentação da vivência, indicando-se o uso de dispositivos eletrônicos e o espaço escolhido para realização da experiência. Por fim, o trabalho resulta em ensaios das vivências com “ICO”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::TEORIA DA ARTEpt_BR
dc.orcid.putcode185259481-
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IcoYordaEu.pdfTCC3.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons