Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46026
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Antonio, Ana Gabriela | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T18:53:51Z | - |
dc.date.available | 2025-06-02T18:53:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-08 | - |
dc.identifier.citation | ANTONIO, Ana Gabriela. Ico, Yorda e Eu: Ensaio fenomenológico sobre o jogo eletrônico de Fumito Ueda. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46026 | - |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | experiencia | pt_BR |
dc.subject | virtual | pt_BR |
dc.subject | jogo eletrônico | pt_BR |
dc.subject | ICO | pt_BR |
dc.subject | experience | pt_BR |
dc.subject | virtual | pt_BR |
dc.subject | electronic game | pt_BR |
dc.title | Ico, Yorda e Eu: ensaio fenomenológico sobre o jogo eletrônico de Fumito Ueda | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Paula, Douglas de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9861180583848186 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fonseca, Fábio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4450453554832020 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Rodrigo Freitas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4598876696156622 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo relatar as dimensões sensíveis emergidas da experiência com o jogo eletrônico “ICO”, de Fumito Ueda, mediante uma abordagem fenomenológica. Para tal objetivo, recorre-se a articulação de sete categorias de análise perceptual didi-hubermaniana. Também, bachelardiana, onde o trabalho é amparado na poética e leitura imaginária do autor. O estudo considerou, como arcabouço referencial, a relação entre virtual e atual, colocado por Maria Bicudo, onde referencia-se também Douglas de Paula, entendendo o jogo como interface gráfica interativa e partindo da investigação do conceito de "realidade virtual", colocado por André Parente. Nos procedimentos utilizados para captura da experiência, seguindo as considerações de Paula e Santos, a análise com fins fenomenológicos concentra-se nos registros de duas partidas do jogo, documentadas através de gravações, transcrições e memorandos reflexivos. Relatam-se também as particularidades da ocorrência e documentação da vivência, indicando-se o uso de dispositivos eletrônicos e o espaço escolhido para realização da experiência. Por fim, o trabalho resulta em ensaios das vivências com “ICO”. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Artes Visuais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 61 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::TEORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 185259481 | - |
Appears in Collections: | TCC - Artes Visuais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IcoYordaEu.pdf | TCC | 3.45 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License