Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45971
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalves, Maria Karoline Fernandes-
dc.date.accessioned2025-05-29T13:31:41Z-
dc.date.available2025-05-29T13:31:41Z-
dc.date.issued2024-04-22-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Maria Karoline Fernandes. Literatura e cinema africano: La noire de... de Sembène Ousmane. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês e Literaturas de Língua Francesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45971-
dc.description.abstractCe travail présente une analyse de La noire de…, un roman de l'écrivain et cinéaste sénégalais Sembène Ousmane, inclus dans la collection Voltaïque, publiée par la maison d'édition Présence Africaine en 1962. L'approche de cette analyse commence par la compréhension de la formation du genre du roman dans le contexte de l'Afrique subsaharienne, mettant en évidence son utilisation comme moyen de dénonciation face aux questions politiques liées à la violence coloniale, étant donné son caractère réaliste et la brièveté de son discours. La discussion sur le genre du roman africain de langue française sera basée sur les études de Guy Ossito Midiohouan. Ensuite, nous passerons à l'exploration du récit sur la base des hypothèses présentées par le psychanalyste antillais Frantz Fanon concernant les psychopathologies qui ont affecté la population noire, telles qu'elles sont démontrées dans l'œuvre Peau noire, masques blancs (1952). Enfin, l'adaptation cinématographique de l'œuvre La noire de…, sortie en 1966, sera examinée en fonction de son importance historique, tant en ce qui concerne les événements récents en Afrique de l'Ouest que par rapport à la question du cinéma africain, étant le premier film réalisé en Afrique noire à avoir un impact international. Pour comprendre l'adaptation cinématographique, des courants cinématographiques tels que la Nouvelle Vague française et le mouvement du Tiers Cinéma seront abordés. Des théoriciens tels que Robert Stam, Michel Marie, Manthia Diawara et Pius Ngandu Nkashama fourniront la base de l'étude de cette transition de la littérature à l'écran.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura africanapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectLa noire de...pt_BR
dc.subjectSembène Ousmanept_BR
dc.titleLiteratura e cinema africano: La noire de... de Sembène Ousmanept_BR
dc.title.alternativeAfrican literature and cinema: La noire de... by Sembène Ousmanept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carmo, Maria Suzana Moreira do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6671584446075333pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Jozelma de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1674828626892016pt_BR
dc.contributor.referee2Bahiense, Andrea de Castro Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8507347103298038pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8210295591535487pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise de La noire de…, uma novela do escritor e cineasta senegalês Sembène Ousmane, inserida na coletânea Voltaïque, lançada pela editora Présence Africaine no ano de 1962. A abordagem dessa análise inicia-se pela compreensão da formação do gênero novela no contexto da África subsaariana, destacando sua utilização como meio de denúncia face às questões políticas relacionadas à violência colonial, visto seu caráter realista e a brevidade de seu discurso. A discussão sobre o gênero da novela africana de língua francesa será fundamentada nos estudos de Guy Ossito Midiohouan. Em seguida, passaremos à exploração da narrativa com base nas hipóteses apresentadas pelo psicanalista antilhano Frantz Fanon quanto às psicopatologias que acometeram a população negra, demonstradas na obra Pele Negra, Máscaras Brancas (1952). Por fim, a adaptação cinematográfica da obra La noire de…, lançada em 1966, será examinada segundo a sua importância histórica, tanto no sentido dos eventos recentes da África do oeste quanto em relação a questão da filmografia africana, posto que este foi o primeiro filme realizado na África negra a alcançar repercussão internacional. Para entender a adaptação para o cinema, serão abordadas correntes cinematográficas como a Nouvelle Vague francesa e o movimento do Terceiro Cinema. Teóricos como Robert Stam, Michel Marie, Manthia Diawara e Pius Ngandu Nkashama fornecerão a base para o estudo dessa transição da literatura para a tela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Francês e Literaturas de Língua Francesapt_BR
dc.sizeorduration25pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode185049362-
Appears in Collections:TCC - Letras: Francês e Literaturas de Língua Francesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LiteraturaCinemaAfricano.pdf206.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.