Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45882Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Pereira, Isabela Campos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-27T14:52:20Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-27T14:52:20Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
| dc.identifier.citation | PEREIRA, Isabela Campos. A vida lançada nos dados: vanguarda e guerra em Le Cornet à Dés. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua e Literaturas de Língua Francesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45882 | - |
| dc.description.abstract | L'œuvre Le Cornet à dés, publiée en 1917 par Max Jacob, est reconnue par son innovation poétique, ici représentée à travers ses poèmes en prose. Publiée en pleine Première Guerre mondiale, cette collection combine l’horreur du conflit avec une certaine ironie innovante et complexe, caractéristique des avant-gardes. Dans son livre, Jacob suggère, de manière «prophétique», que ses poèmes anticipaient les horreurs que la guerre apporterait. Ainsi, cette recherche a pour objectif d’examiner comment l’auteur aborde ce thème dans son œuvre, en analysant également la manière dont il utilise les éléments avant-gardistes dans sa composition. Étant donné qu’au Brésil le travail de Jacob est encore peu exploré dans le milieu académique, cette recherche vise à contribuer à la diffusion et à l’étude de son œuvre | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Vanguardas | pt_BR |
| dc.subject | Poesia | pt_BR |
| dc.subject | Poema em prosa | pt_BR |
| dc.subject | Max Jacob | pt_BR |
| dc.title | A vida lançada nos dados: vanguarda e guerra em Le Cornet à Dés | pt_BR |
| dc.title.alternative | Life cast on dice: avant-garde and war in Le Cornet à Dés | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Araújo, Natália Aparecida Bisio de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5072775615988181 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | López, Camila Soares | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6750776391785825 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Soares, Leonardo Francisco | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8507310300864306 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5316594089133665 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A obra Le Cornet à dés publicada em 1917 por Max Jacob, é reconhecida pela sua inovacão poética, aqui representada por meio dos seus poemas em prosa.Publicada em meio à Primeira Guerra Mundial, a coletânea combina o horror do conflito com uma certa ironia inovadora e complexa, característica das vanguardas. Em seu livro, Jacob sugere, de maneira “profética”, que seus poemas anteciparam os horrores que a guerra traria. Dessa forma, esta pesquisa tem como propósito investigar como o autor aborda essa temática em sua obra, analisando igualmente a maneira como ele emprega elementos vanguardistas para sua composicão. Tendo em vista que, no Brasil, o trabalho de Jacob ainda é pouco explorado no meio acadêmico, esta pesquisa visa contribuir para a divulgação e estudo de sua obra. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Letras: Francês e Literaturas de Língua Francesa | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 34 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 184908493 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Letras: Francês e Literaturas de Língua Francesa | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VidaLançadaDados.pdf | 6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
