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dc.creatorTostes, Eduarda Franco-
dc.date.accessioned2025-05-26T17:49:28Z-
dc.date.available2025-05-26T17:49:28Z-
dc.date.issued2025-03-26-
dc.identifier.citationTOSTES, Eduarda Franco.Caracterizações das dimensões Serviqual: uma análise da empresa Amazon no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45844-
dc.description.abstractOpportunities to gain competitive advantages related to quality in the service delivery process are becoming increasingly evident. The Service Quality Gap Analysis Scale (Servqual), where "serv" comes from "services" and "qual" from "quality," addresses satisfaction gaps through the gap model and remains one of the main frameworks used to assess consumers’ perceptions regarding service and quality. In this context, this study aimed to analyze the characteristics of the five dimensions of the Servqual model (Tangibility, Reliability, Responsiveness, Assurance, and Empathy) from the perspective of Amazon consumers, considering the company as an e-commerce service platform in Brazil. The article is a case study on Amazon. Data collection was based on secondary sources, using the Servqual dimensions as categories of analysis, through Amazon's interaction channels in Brazil. As a time frame, the analysis focused on consumer comments posted between April 2023 and April 2024. The results showed that Amazon Brazil stands out in all five dimensions, with strengths in reliability, assurance, and empathy. The dimensions of tangibility and responsiveness require improvement. Investing in virtual/augmented reality technologies and more immersive product, mapping, and navigation experiences, as well as seeking faster consumer interaction, are areas that deserve attention.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing de Serviçospt_BR
dc.subjectService Marketingpt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectModelo Servqualpt_BR
dc.subjectAmazonpt_BR
dc.subjectQualitypt_BR
dc.subjectCompetitivenesspt_BR
dc.subjectServqual Modelpt_BR
dc.titleCaracterizações das dimensões Servqual: uma análise da empresa Amazon no Brasil.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Andrea Costa van Herk-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5429960737925655pt_BR
dc.contributor.referee1Maemura, Marcia Mitie Durante-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4615019378986193pt_BR
dc.contributor.referee2Paulo, Renata Rodrigues Daher-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3828942548356975pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2661773452717930pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoSão cada vez mais perceptíveis as chances para a obtenção de vantagens competitivas que estão relacionadas à qualidade durante o processo de fornecimento de um serviço. A Escala Service Quality Gap Analysis (Servqual), em que “serv” é oriundo de “serviços” e “qual” de “qualidade”, trata as lacunas de satisfação por meio do modelo de gaps e, ainda hoje, é um dos modelos que medem a percepção dos consumidores sobre as questões serviços e qualidade. Nesse contexto, esse estudo objetivou analisar as características das cinco dimensões do modelo Servqual (Tangibilidade, Confiabilidade, Responsividade, Segurança e Empatia) na percepção dos consumidores da Amazon enquanto plataforma de serviços e-commerce no Brasil. O artigo é um estudo de caso da empresa Amazon. A coleta de dados utilizou fontes secundárias a partir das dimensões do modelo Servqual como categorias de análise, através dos canais de interação da Amazon, no Brasil. Como recorte temporal, escolheu-se analisar os comentários dos consumidores no período compreendido entre abril/2023 e abril/2024. Os resultados mostraram que a Amazon Brasil se destaca em todas as cinco dimensões, com pontos fortes para a confiabilidade, a segurança e a empatia. As dimensões tangibilidade e responsividade necessitam de melhorias. Investir em tecnologias de realidade virtual/aumentada e experiências mais imersivas de produtos, mapeamento e navegação, além de buscar mais rapidez na interação com os consumidores, são pontos que merecem atenção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration20pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Administração (Uberlândia)

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