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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45834Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Gonçalves, Danilva Martins | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-26T16:21:42Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-26T16:21:42Z | - |
| dc.date.issued | 2025-03-27 | - |
| dc.identifier.citation | GONÇALVES, Danilva. Barbie, normatividade e construção da identidade feminina: influência intencional? 2025. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45834 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Mulher | pt_BR |
| dc.subject | Docilização de corpos | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.subject | Bonecas | pt_BR |
| dc.subject | Feminino | pt_BR |
| dc.title | Barbie, normatividade e construção da identidade feminina: influência intencional? | pt_BR |
| dc.title.alternative | Barbie, normativity and the construction of female identity: intentional influence? | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Welson Barbosa | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Karine | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | José, Gonçalves | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Brinquedos não são ingênuos como poderíamos pensar, esperar, apostar. Trazem discursos rígidos de uma sociedade normatizadora e atendem a demandas múltiplas de uma sociedade desejada, esperada, almejada. A boneca Barbie como brinquedo feminino é um bom exemplo disso. Portanto, é a partir dessa premissa que este trabalho se articula, indo para a forma como esses e outros mecanismos de enquadramento e ajuste do feminino ocorrem. O percurso inclui a forma como a escola entra e contribui nesse processo de docilização do corpo feminino. A partir da reflexão iniciada, referente à criança do sexo feminino e à repercussão e ampliação dos debates em relação à mulher de nosso tempo, afirmamos tratar-se de estudo e pesquisa de perfil qualitativo. O trabalho ensaia acerca das reflexões que o Grupo de Pesquisa Educação Masculinidade Cultura e Subjetividade – GPEMCS efetua e envolve um pouco desse debate sobre a forma de se perceber e enquadrar o corpo da mulher. Nos memoriais feitos por estudantes de um curso de licenciatura em ciências biológicas de uma universidade pública federal, localizada no Triângulo Mineiro, tem um referencial. Trata-se de uma escrita centrada no campo das Ciências Humanas, usa a análise de discurso como diretriz, permite considerar a forma como a escola na contemporaneidade e os brinquedos femininos que atuam na identidade feminina. Um desafio entendido é que a escola pode e precisa rever seu papel e lugar ao lidar com crianças meninas desde muito cedo, ajudando na formação de seus valores e identidade, visando uma mulher menos aprisionada a valores patriarcais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 45 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BarbieNormatividadeConstrução.pdf | 377.88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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