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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorGonçalves, Danilva Martins-
dc.date.accessioned2025-05-26T16:21:42Z-
dc.date.available2025-05-26T16:21:42Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Danilva. Barbie, normatividade e construção da identidade feminina: influência intencional? 2025. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45834-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectDocilização de corpospt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectBonecaspt_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.titleBarbie, normatividade e construção da identidade feminina: influência intencional?pt_BR
dc.title.alternativeBarbie, normativity and the construction of female identity: intentional influence?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Welson Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Karine-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2José, Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoBrinquedos não são ingênuos como poderíamos pensar, esperar, apostar. Trazem discursos rígidos de uma sociedade normatizadora e atendem a demandas múltiplas de uma sociedade desejada, esperada, almejada. A boneca Barbie como brinquedo feminino é um bom exemplo disso. Portanto, é a partir dessa premissa que este trabalho se articula, indo para a forma como esses e outros mecanismos de enquadramento e ajuste do feminino ocorrem. O percurso inclui a forma como a escola entra e contribui nesse processo de docilização do corpo feminino. A partir da reflexão iniciada, referente à criança do sexo feminino e à repercussão e ampliação dos debates em relação à mulher de nosso tempo, afirmamos tratar-se de estudo e pesquisa de perfil qualitativo. O trabalho ensaia acerca das reflexões que o Grupo de Pesquisa Educação Masculinidade Cultura e Subjetividade – GPEMCS efetua e envolve um pouco desse debate sobre a forma de se perceber e enquadrar o corpo da mulher. Nos memoriais feitos por estudantes de um curso de licenciatura em ciências biológicas de uma universidade pública federal, localizada no Triângulo Mineiro, tem um referencial. Trata-se de uma escrita centrada no campo das Ciências Humanas, usa a análise de discurso como diretriz, permite considerar a forma como a escola na contemporaneidade e os brinquedos femininos que atuam na identidade feminina. Um desafio entendido é que a escola pode e precisa rever seu papel e lugar ao lidar com crianças meninas desde muito cedo, ajudando na formação de seus valores e identidade, visando uma mulher menos aprisionada a valores patriarcais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration45pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

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