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dc.creatorBorges, Paulo Henrique Costa-
dc.date.accessioned2025-05-21T16:53:11Z-
dc.date.available2025-05-21T16:53:11Z-
dc.date.issued2025-02-04-
dc.identifier.citationBORGES, Paulo Henrique Costa. Uso de RPA como ferramenta auxiliar na inspeção de segurança viária: avaliação do impacto de escolha dos parâmetros de voo. 2025. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5131pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45809-
dc.description.abstractIn Brazil, roads are the main mode of transport for freight and passengers. Despite its central role, its infrastructure still has significant deficiencies that compromise its efficiency and, above all, its safety. High demand combined with low supply results in heavy wear and tear on roads, higher operating costs and an increase in traffic accident rates. Although the country adopts mostly corrective measures, studies show that the adoption of preventive measures, such as Road Safety Inspections (ISV), is capable of generating more satisfactory results, especially in terms of saving resources. With constant advances in technology, new tools such as Remotely Piloted Aircraft (RPAs) can be added to traditional on-site inspection methodologies, simplifying the process by reducing survey time and reducing the subjectivity of analysis, seeking increasingly automated techniques. With this in mind, the aim of this study is to evaluate the effects of the choice of flight parameters on the products of image processing, aimed at ISV procedures with a focus on the evaluation of horizontal traffic signs. Three case studies were carried out on three sections of the internal roads of the Santa Monica campus of the Federal University of Uberlândia, using an RPA model Phantom 4 RTK, following the principles of a two-level fractional factorial design for 4 independent variables. Based on the statistical analyses, the effects of the flight height and RTK use variables were classified as significant. Multiple linear regression modeling resulted in a full model and a reduced model, with performance values such as R (0.962 and 0.938), R² (0.925 and 0.880), adjusted R² (0.826 and 0.832), p-value (0.049 and 0.005) and standard error (2.204 and 2.164). These values indicate a strong correlation between the variables and suggest good predictive accuracy of the models, which were validated by the graphical analysis of the residuals, which showed a good distribution in relation to the normal and a balanced dispersion around the zero axis.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectModal rodoviáriopt_BR
dc.subjectInspeção de segurança viáriapt_BR
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.subjectRPApt_BR
dc.subjectParâmetros de voopt_BR
dc.subjectRoad modalpt_BR
dc.subjectRoad safety inspectionpt_BR
dc.subjectMaintenancept_BR
dc.subjectFlight parameterspt_BR
dc.titleUso de RPA como ferramenta auxiliar na inspeção de segurança viária: avaliação do impacto de escolha dos parâmetros de voopt_BR
dc.title.alternativeUse of RPA as an auxiliary tool in road safety inspection: evaluation of the impact of the choice of flight parameterspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Schmidt, Marcio Augusto Reolon-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5515322256604194pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Rodrigo Mikosz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2283319786776203pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Raquel Naiara Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1173096683473059pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9402807903256650pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, o modal rodoviário é o principal responsável no transporte de cargas e de passageiros. Apesar de seu papel central, sua infraestrutura ainda apresenta deficiências significativas que comprometem sua eficiência e sobretudo sua segurança. A alta demanda aliada à baixa oferta, resulta em desgaste acentuado das vias, maiores custos operacionais e aumento dos índices de sinistros de trânsito. Apesar do país adotar medidas em suma corretivas, estudos apontam que a adoção de medidas preventivas, como as Inspeções de Segurança Viária (ISV), é capaz de gerar resultados mais satisfatórios, especialmente em relação à economia de recursos. Com os constantes avanços em tecnologia, novas ferramentas, como as Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs) podem ser agregadas às metodologias tradicionais de inspeção in loco, simplificando o processo por meio da redução de tempo em levantamentos e diminuindo a subjetividade das análises, buscando técnicas cada vez mais automatizadas. Partindo disto, este trabalho possui como objetivo avaliar os efeitos da escolha de parâmetros de voo sobre os produtos do processamento de imagens, voltado para procedimentos de ISV com foco na avaliação da sinalização horizontal de trânsito. Foram realizados três estudos de caso em três trechos das vias internas do campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, utilizando um RPA modelo Phantom 4 RTK, seguindo os princípios de um planejamento fatorial fracionário em dois níveis para 4 variáveis independentes. A partir das análises estatísticas, os efeitos das variáveis altura de voo e uso de RTK foram classificados como significativos. A modelagem por regressão linear múltipla resultou em um modelo completo e um modelo reduzido, com valores desempenho como R (0,962 e 0,938), R² (0,925 e 0,880), R² ajustado (0,826 e 0,832), p-valor (0,049 e 0,005) e erro padrão (2,204 e 2,164). Tais valores indicam forte correlação entre as variáveis e sugerem boa precisão preditiva dos modelos, os quais foram validados pela análise gráfica dos resíduos, que apresentaram boa distribuição em relação à normal e dispersão equilibrada em torno do eixo zero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration112pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5131pt_BR
dc.orcid.putcode184539855-
dc.crossref.doibatchid8a4a7a8f-a0ca-4904-a667-281fbaaab36e-
dc.subject.odsODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

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