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dc.creatorPacheco, Cristiano Augusto-
dc.date.accessioned2025-05-21T16:18:13Z-
dc.date.available2025-05-21T16:18:13Z-
dc.date.issued2025-05-14-
dc.identifier.citationPACHECO, Cristiano Augusto. Viabilidade técnica e econômica de estações de carregamento rápido para veículos elétricos em universidades. 2025. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45804-
dc.description.abstractThis study presents a comparative analysis between the works of Francescatto and Roos (2019) and Dallepiane (2021) regarding the implementation of electric vehicle charging infrastructure in higher education institutions. Francescatto and Roos (2019) adopted an economic-financial approach, using the Equivalent Uniform Annual Cost (EUAC) method to evaluate 60 different scenarios, considering tariff variations and usage patterns. Dallepiane (2021) expanded the scope by incorporating environmental and operational criteria through the Mitigation Cost Index (MCI), which economically quantifies emission reductions. The results indicate that the selection of charging stations must consider multiple factors. While the BOSCH EV800 model showed lower initial costs (EUAC of R$ 92,715.49), the Evlink Parking, with higher investment (EUAC of R$ 164,802.86), demonstrated better long-term performance, with lower cost per kilowatt-hour (R$ 0.73 compared to R$ 1.08 for BOSCH) and superior environmental efficiency. Thus, solutions with higher initial investment may prove more advantageous when considering the project's life cycle. The research also highlights the need to adapt to each institution's specific characteristics. In public universities, EUAC analysis and tariff scenarios are essential for resource optimization, while in private institutions, the use of MCI allows aligning environmental responsibility with financial returns. It is recommended that the implementation of charging infrastructure be preceded by a detailed analysis of the fleet and usage patterns, proper sizing of electrical infrastructure, prioritization of off-peak charging, and gradual adoption of solutions through pilot projects. The study concludes that integrating the analyzed methodologies provides a solid path for the energy transition in university transportation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectInfraestrutura de recargapt_BR
dc.subjectViabilidade econômicapt_BR
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subjectGestão de frotaspt_BR
dc.subjectPolíticas institucionaispt_BR
dc.subjectPlanejamento energéticopt_BR
dc.titleViabilidade técnica e econômica de estações de carregamento rápido para veículos elétricos em universidadespt_BR
dc.title.alternativeTechnical and economic feasibility of fast charging stations for electric vehicles at universitiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Gustavo Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3547526218965223pt_BR
dc.contributor.referee1Rezende, Paulo Henrique Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2338311941319569pt_BR
dc.contributor.referee2Bernardes, Gabriel Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0831948075831469pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise comparativa entre os estudos de Francescatto e Roos (2019) e Dallepiane (2021) sobre a implantação de infraestrutura para veículos elétricos em instituições de ensino superior. Francescatto e Roos (2019) adotaram uma abordagem econômico- financeira, utilizando o Custo Anual Uniforme Equivalente (CAUE) para avaliar 60 cenários distintos, considerando variações tarifárias e padrões de uso. Já Dallepiane (2021) ampliou o enfoque, incorporando critérios ambientais e operacionais por meio do Índice de Custo de Mitigação (CoM), que quantifica economicamente a redução de emissões. Os resultados indicam que a escolha de estações de recarga deve considerar múltiplos fatores. Enquanto o modelo BOSCH EV800 apresentou menor custo inicial (CAUE de R$ 92.715,49), o Evlink Parking, com maior investimento (CAUE de R$ 164.802,86), revelou melhor desempenho a longo prazo, com menor custo por quilowatt-hora (R$ 0,73 contra R$ 1,08 do BOSCH) e superior eficiência ambiental. Assim, soluções com maior investimento inicial podem ser mais vantajosas ao se considerar o ciclo de vida dos projetos. A pesquisa evidencia também a necessidade de adaptação às características de cada instituição. Em universidades públicas, a análise do CAUE e dos cenários tarifários é essencial para otimizar recursos, enquanto em instituições privadas a utilização do CoM permite alinhar responsabilidade ambiental com retorno financeiro. Recomenda-se que a implantação de infraestrutura de recarga seja precedida por uma análise detalhada da frota e dos padrões de uso, um dimensionamento adequado da infraestrutura elétrica, a priorização de recargas fora dos horários de ponta e a adoção gradual de soluções a partir de projetos-piloto. Conclui-se que a integração das metodologias analisadas representa um caminho sólido para a transição energética no transporte universitário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration66pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.orcid.putcode184539958-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Elétrica

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