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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Jéssica Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-05-20T22:33:42Z-
dc.date.available2025-05-20T22:33:42Z-
dc.date.issued2025-04-28-
dc.identifier.citationSILVA, Jéssica Gonçalves. Aplicação de ferramentas da qualidade na padronização de processos em um correspondente bancário. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45785-
dc.description.abstractIn today’s market scenario, companies strive to enhance their processes in pursuit of excellence, whether in products or services. Considering the banking sector, where the services provided demand efficiency and quality due to their association with financial operations, the need for such improvement becomes even more evident. This context can be addressed through quality tools, which are techniques aimed at the continuous improvement of operational actions. This study aimed to apply quality tools to identify problems, analyze them, and propose improvements through the structuring and standardization of processes in a Caixa bank correspondent located in Capinópolis (MG), Brazil. To achieve this goal, a descriptive, applied research with a qualitative approach was conducted, using case study methodological procedures. The results obtained through the application of quality tools such as flowchart, brainstorming, and Ishikawa diagram indicated that the main problems were related to irregular documentation, registration errors, illegible digitization, document inconsistencies in the system, and customer dissatisfaction regarding deadlines. These issues were resolved through the improvement of activities by defining a standardized workflow for the correspondent’s daily processes, structured using flowcharts. The new method allowed for repeatability and stability in the process and consequently reduced errors, irregularities, and nonconformities, directly impacting customer satisfaction by shortening the time required to perform the provided service. The implementation of this standardization led to the resolution of the root causes identified in the diagram, thus achieving the desired improvements.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFerramentas da Qualidadept_BR
dc.subjectPadronizaçãopt_BR
dc.subjectMelhoria contínuapt_BR
dc.subjectCorrespondente bancáriopt_BR
dc.subjectQuality Toolspt_BR
dc.subjectStandardizationpt_BR
dc.subjectContinuous Improvementpt_BR
dc.subjectBanking correspondentpt_BR
dc.titleAplicação de ferramentas da qualidade na padronização de processos em um correspondente bancáriopt_BR
dc.title.alternativeApplication of quality tools in process standardization in a banking correspondentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Mara Rúbia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3303695632457152pt_BR
dc.contributor.referee1Menegaz, Gabriela Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7466687036754001pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Jefferson Gomes do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3902035354653763pt_BR
dc.creator.LattesNão possuopt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo cenário do mercado atual, as empresas buscam aperfeiçoar seus processos visando a excelência, seja de produtos ou serviços. Considerando o setor bancário em que os serviços prestados exigem eficácia e qualidade por serem associados a operações financeiras, a necessidade de tal aperfeiçoamento fica ainda mais evidente. Tal contexto pode ser viabilizado por meio das ferramentas da qualidade que são técnicas que buscam a melhoria contínua de ações operacionais. Esse estudo teve como objetivo aplicar as ferramentas da qualidade para identificação de problemas, análise e proposta de melhorias através da estruturação e padronização de processos em um correspondente bancário da Caixa, localizado em Capinópolis (MG). Para alcançar esse objetivo foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de natureza aplicada e abordagem qualitativa, utilizando procedimentos metodológicos do estudo de caso. Os resultados obtidos por meio da aplicação das ferramentas da qualidade fluxograma, brainstorming e diagrama de Ishikawa indicaram que os principais problemas eram relacionados à documentação irregular, erros de cadastro, digitalização ilegível, inconformidades documentais no sistema e insatisfação do cliente quanto à prazos. A empresa teve seus problemas solucionados com o aperfeiçoamento das atividades, mediante a definição de um roteiro padronizado para os processos diários do correspondente, estruturado com o uso dos fluxogramas. O novo método permitiu repetitividade e estabilidade no processo e consequentemente redução de erros, irregularidades e inconformidades, o que impacta diretamente na satisfação do cliente pela redução de prazos para execução do serviço prestado. A implementação dessa padronização levou a solução das causas detectadas no diagrama, sendo assim, as melhorias almejadas foram alcançadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Produçãopt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.orcid.putcode184460073-
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal)

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