Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45727
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorGuimarães, Lília Maria-
dc.date.accessioned2025-05-19T17:37:21Z-
dc.date.available2025-05-19T17:37:21Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Lília Maria. A peça radiofônica Processos contra as bruxas, de Walter Benjamin: A inquisição como aviso de incêndio. 2025. 81 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5112.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45727-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the radio play titled Processos contra as Bruxas, included in the book A hora das crianças: narrativas radiofônicas by Walter Benjamin, which gathers a collection of 29 texts produced for radio programs in Berlin and Frankfurt, with an average duration of twenty minutes, between 1927 and 1932. These texts address literary, historical, political, and cultural themes. On a first level of meaning, the aforementioned radio play explores how the conception of the witch—this millennia-old figure of collective imagination, often depicted as evil, with warts and devouring children, as exemplified by the character of Hansel and Gretel—transformed, by the end of the Middle Ages, into a figure feared in social daily life. In other words, the witch character, influenced by the rise of the capitalist system and religious discourse, shifted from fairy tales to the realm of law and power relations. However, we argue that this unequivocal denunciation of witch hunts, as well as the narrative of certain catastrophes, not only sheds light on past times but also, importantly, serves as an analogy to the current relevance of Nazifascism. To support this analysis, beyond Benjamin’s own reflections (1995, 2000, 2009, 2012, 2013, 2015, 2016, 2020), the study draws on works by other authors, including Anita Novinsky’s A Inquisição (2012); Bernd Witte’s Walter Benjamin: uma biografia (2017); Francisco Bethencourt’s História das Inquisições (2000); Bruno Bettelheim’s A psicanálise dos contos de fadas (2007); Ligia Cadermartori’s O que é Literatura Infantil (2010); Henrich Kramer and James Sprenger’s O Martelo das Feiticeiras (2023); Jean Delumeau’s História do Medo no Ocidente (2009); Jeanne Marie Gagnebin’s História e narração em Walter Benjamin (2013); Márcio Seligmann-Silva’s A atualidade de Walter Benjamin e de Theodor W. Adorno (2010); Peter Hunt’s Crítica, Teoria e Literatura Infantil (2010); Philippe Ariès’ História social da criança e da família (2022); Sigmund Freud’s O poeta e o fantasiar (2015); Silvia Federici’s Mulheres e caça às bruxas (2019), among others. Finally, the study aspires to contribute to a more theoretical and critical understanding of the complex relationships between the literary institution and war, as well as the intimate links between the Inquisition (13th to 18th centuries) and the Holocaust (20th century), viewed here as a form of historical updating, and to enrich Benjaminian studies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectHolocaustopt_BR
dc.subjectHolocaustpt_BR
dc.subjectInquisiçãopt_BR
dc.subjectInquisitionpt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectChildren’s Literaturept_BR
dc.subjectPeça Radiofônicapt_BR
dc.subjectRadio Playpt_BR
dc.subjectWalter Benjaminpt_BR
dc.titleA peça radiofônica Processos contra as bruxas, de Walter Benjamin: A inquisição como aviso de incêndiopt_BR
dc.title.alternativeWalter Benjamin’s Radio Play Trials of the Witches: The Inquisition as a Fire Alarmpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Kênia Maria de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6565924641557935pt_BR
dc.contributor.referee1López, Camila Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750776391785825pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Fabianna Simão Bellizzi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2169923665930283pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9133052087820927pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo analisar a peça radiofônica intitulada Processos contra as Bruxas, presente no livro A hora das crianças: narrativas radiofônicas de Walter Benjamin, que reúne uma coletânea de 29 textos produzidos para programas de rádio em Berlim e Frankfurt, com duração média de vinte minutos, entre os anos de 1927 e 1932, sobre temas literários, históricos, políticos e culturais. Em uma primeira camada de sentido, a peça radiofônica supracitada problematiza como a concepção de bruxa, essa figura milenar do imaginário coletivo, geralmente descrita como malvada, com verrugas e que come criancinhas, vide a personagem de João e Maria, transformou-se, no final da Idade Média, em algo temido no cotidiano social. Dito de outra forma, a personagem bruxa, a partir das ressonâncias da ascensão do sistema capitalista, bem como do discurso religioso, transitou dos contos de fadas para o terreno do direito, das relações de poder. Todavia, defendemos que essa denúncia peremptória à perseguição às bruxas, bem como a narrativa de algumas catástrofes, efetivamente, não apenas está jogando luz nos tempos idos, mas, sobretudo, examinar analogamente o presente deveras atual do nazifascismo. Em vista disso, esse estudo traz como armadura teórica, para além das próprias reflexões de Benjamin (1995, 2000, 2009, 2012, 2013, 2015, 2016, 2020), os seguintes autores e suas respectivas obras: Anita Novinsky em “A Inquisição” (2012); Bernd Witte em “Walter Benjamin: uma biografia” (2017); Bethencourt Francisco em História das Inquisições (2000); Bruno Bettelheim em “A psicanálise dos contos de fadas” (2007); Ligia Cadermartori em “O que é Literatura Infantil” (2010); Henrich Kramer e James Sprenger em “O Martelo das Feiticeiras” (2023); Jean Delumeau em “História do Medo no Ocidente” (2009); Jeanne Marie Gagnebin em “História e narração em Walter Benjamin (2013); Márcio Seligmann-Silva em “A atualidade de Walter Benjamin e de Theodor W. Adorno (2010); Peter Hunt em “Crítica, Teoria e Literatura Infantil” (2010); Philippe Ariès em “História social da criança e da família” (2022); Sigmund Freud em “O poeta e o fantasiar (2015); Silvia Federici em “Mulheres e caça às bruxas” (2019), etc. Por fim, almeja-se que os resultados contribuam para uma compreensão mais teórica e criticamente das complexas relações entre a instituição literária e a guerra, das íntimas ligações entre a Inquisição (XIII ao XVIII) e o Holocausto (XX), visto aqui como uma espécie de atualização histórica, bem como, contribuir com os estudos benjaminianos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration81pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5112pt_BR
dc.orcid.putcode184386483-
dc.crossref.doibatchid8a4a7a8f-a0ca-4904-a667-281fbaaab36e-
dc.subject.autorizadoLiteraturapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PeçaRadiofônicaProcessos.pdfDissertação1.18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons