Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45694
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Isabela-
dc.date.accessioned2025-05-17T01:06:45Z-
dc.date.available2025-05-17T01:06:45Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Isabela. Automação com Inteligência Artificial: Análise de uma empresa provedora de plataforma de chatbot com IA. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45694-
dc.description.abstractFrom the 21st century onwards, there was a great technological advance allowing the accelerated growth of AI, which occurred through the evolution of more complex algorithms and the processing capacity of computers. AI enables computers to see, understand, and translate spoken and written languages, analyze data, make recommendations, among other capabilities. The objective of this work is to present the implementation steps of the chatbot platform, how communication between support and customers occurs, and the role of AI in this process. This is a qualitative and exploratory research that adopted the case study method. The data collection was based on information from the manuals of the company studied and an interview with the Team Leader, conducted via voice. The main results include the presentation of the company “Inovar Tecnologia”, the process of client acquisition until the implementation stage, the Customer Success Manual, interaction between the client and the Service Desk, and a SWOT analysis showing the advantages and disadvantages of adopting a chatbot platform. It is concluded that the company achieved success in its implementation process, as there were more advantages than disadvantages for clients adopting the platform within their organizations. However, it is believed that further studies are necessary to determine whether all companies share the same perception of advantages and disadvantages and whether their clients have the same perception of errors that occurred.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTransformação Digitalpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectChatbotpt_BR
dc.subjectArtificial Intelligencept_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectDigital Transformationpt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectChatbotpt_BR
dc.titleAutomação com inteligência artificial: análise de uma empresa provedora de plataforma de chatbot com IApt_BR
dc.title.alternativeAutomation with artificial intelligence: analysis of a company providing an AI chatbot platformpt_BR
dc.title.alternativeAutomatización con inteligencia artificial: análisis de una empresa que proporciona una plataforma de chatbot con IApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Jones, Graciela Dias Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7915502007132569pt_BR
dc.contributor.referee1Blind Review-
dc.contributor.referee1LattesBlind Reviewpt_BR
dc.contributor.referee2Blind Review-
dc.contributor.referee2LattesBlind Reviewpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA partir do século XXI, houve um grande avanço tecnológico permitindo o crescimento da IA de forma acelerada, o que ocorreu através da evolução de algoritmos mais complexos e a capacidade dos computadores de processamento. A IA permite que computadores tenham a capacidade de ver, entender e traduzir idiomas falados e escritos, analisar dados, fazer recomendações entre outras coisas. O objetivo do trabalho é apresentar quais são as etapas de implementação da plataforma de chatbot, como ocorre a comunicação entre suporte e cliente, e qual o papel da IA nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, que adotou o método do Estudo de Caso. Para a coleta de dados tomou-se como base nas informações coletadas dos Manuais da empresa estudada e baseada na entrevista com a Lider de equipe feita por voz. Como principais resultados tem-se a apresentação da empresa “Inovar Tecnologia”, como foi feita a captação do cliente até o momento de implementação, o Manual de Sucesso do cliente, interação entre o cliente e o Service Desk, e Análise SWOT mostrando vantagens e desvantagens de obter uma plataforma de chatbot. Conclui-se que a empresa no seu processo de implementação obteve êxito, pois houve mais vantagens do que desvantagens aos clientes aderindo à plataforma dentro de suas empresas, porém acredita-se que seriam necessários mais estudos relacionados ao tema para ter como base se todas as empresas têm a mesma percepção de vantagens e desvantagens e se seus clientes têm a mesma percepção de erros ocorridos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration52pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AutomaçãoComInteligência.pdfTCC1.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons