Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45690
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarra, Pedro Henrique Carneiro-
dc.date.accessioned2025-05-16T19:34:38Z-
dc.date.available2025-05-16T19:34:38Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.citationMARRA, Pedro Henrique Carneiro. O uso de inteligência artificial na gestão de recursos humanos. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45690-
dc.description.abstractThe adoption of artificial intelligence (AI) in organizations has increased, becoming a competitive differentiator for financial and managerial success. In human resources (HR) management, AI has demonstrated both benefits and challenges, particularly following the COVID-19 pandemic, which triggered significant shifts in the world of work. Against this backdrop, this study aimed to analyze how AI has been applied in HR management since 2020 through a systematic literature review, utilizing the PRISMA method, a framework widely recognized and accepted in the scientific community. Keyword searches were conducted in the CAPES Journals and Google Scholar databases using the terms: “human resources,” “management,” “artificial intelligence,” and “AI,” as Portuguese-language descriptors yielded no results. Inclusion criteria were: peer-reviewed articles published between 2020 and 2025, in English, and with open access, resulting in a final sample of 24 articles. Results revealed a predominance of Eastern countries in the application of AI to HR, accounting for 54.5% of articles in Recruitment and Selection, 43.75% in Training, Development, and Education, and 50% in Performance and Skills Evaluation. Regarding HR areas implementing AI technologies, the highest prevalence was observed in Recruitment and Selection (32.84%), Training and Development (23.88%), and Performance and Skills Evaluation (17.91%). The benefits were grouped into three categories: (a) Process optimization and standardization (50.94%); (b) Talent and employee management strategies (30.19%); (c) Focus on organizational and market strategy (18.87%). Challenges were identified in three main categories: (a) Ethical compliance and process quality (42.5%); (b) Implementation limitations (35%); (c) Cultural resistance (22.5%). Mapping the most frequently used AI techniques revealed a predominance of Machine Learning Algorithms (44.09%) and Artificial Neural Networks (35.43%). Based on the findings, recommendations are presented for future research and HR professionals, along with the study’s limitations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectIApt_BR
dc.subjectGestão de Pessoaspt_BR
dc.subjectGestão de Recursos Humanospt_BR
dc.subjectRecursos Humanospt_BR
dc.subjectArtificial Intelligencept_BR
dc.subjectAIpt_BR
dc.subjectPeople Managementpt_BR
dc.subjectHuman Resources Managementpt_BR
dc.subjectHuman Resourcespt_BR
dc.titleO uso de inteligência artificial na gestão de recursos humanospt_BR
dc.title.alternativeThe use of artificial intelligence in human resources managementpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Áurea de Fátima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6810179033600929pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Bruna Marina Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0937095420145054pt_BR
dc.contributor.referee2Preuhs, Suzanna Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2004361959945607pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO emprego da inteligência artificial (IA) nas organizações têm aumentado, tornando-se diferencial competitivo para o sucesso financeiro e gerencial destas. Na gestão de recursos humanos, a IA tem mostrado seus benefícios e seus desafios, especialmente, após a pandemia da COVID-19 que desencadeou mudanças no mundo do trabalho. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo analisar como a IA tem sido utilizada na gestão dos recursos humanos desde 2020 por meio de uma revisão sistemática de literatura, por meio do método PRISMA, difundido e aceito na comunidade científica. As buscas de descritores foram realizadas nas bases de dados CAPES Periódicos e Google Acadêmico, utilizando-se: “human resources”, “management”, “artificial intelligence” e “IA”, visto que os descritores da língua portuguesa não retornaram resultados. Os critérios de inclusão foram: artigos, publicados entre 2020 e 2025, revisado por pares, em inglês e de acesso aberto, resultando uma amostra final composta por 24 artigos. Os resultados mostraram a predominância oriental na aplicação de IA na área de Recursos Humanos, sendo estes países responsáveis por 54,5% dos artigos em Recrutamento e Seleção, 43,75% em Treinamento e Desenvolvimento e Educação e 50% dos artigos em Avaliação de Desempenho e Competências. Com relação às áreas de RH que implementaram tecnologias de IA, é possível notar a predominância do Recrutamento e Seleção (32,84%), Treinamento e Desenvolvimento (23,88%) e Avaliação de Desempenho e Competências (17,91%). Os benefícios foram agregados em três categorias de identificação: (a) otimização e padronização de processos (50,94%); (b) estratégias de gestão de talentos e colaboradores (30,19%); e (c) foco em estratégia organizacional e de mercado (18,87%). Com relação aos desafios, identificou-se as três principais categorias: (a) cumprimento ético e a qualidade dos processos (42,5%); (b) limitações de implantação (35%); e (c) resistência cultural (22,5%). A partir do mapeamento das técnicas de IA mais utilizadas constatou-se a predominância de Algoritmos de Aprendizado de Máquina (44,09%) e de Redes Neurais Artificiais (35,43%). A partir dos achados, são apresentadas recomendações para investigações futuras e para profissionais da área, assim como as limitações estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration38pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONALpt_BR
dc.embargo.termsO embargo deve ser aplicado com base nos resultados da pesquisa, que estão sujeitos à publicação.pt_BR
dc.orcid.putcode184234561-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UsoInteligenciaArtificial.pdf
  Until 2027-05-05
TCC396.22 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons