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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2027-05-05
Título: Competências profissionais na psicologia pediátrica nos contextos hospitalar e ambulatoria
Autor(es): Oliveira, Gustavo Gonçalves
Primeiro orientador: Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de
Primeiro membro da banca: Cortez, Pedro Afonso
Segundo membro da banca: Marques, Luciana Dias
Resumo: O atendimento psicológico a crianças e adolescentes depende do desenvolvimento de competências profissionais específicas, e correta adequação teórico-técnica aos diversos contextos, como o hospitalar e ambulatorial. O objetivo é realizar análise comparativa de competências profissionais do atendimento psicológico de crianças e adolescentes nos contextos hospitalar e ambulatorial. Trata-se de um estudo qualitativo-observacional. Foi realizada análise de conteúdo das anotações próprias do primeiro autor referente à sua formação profissional. Foram delimitadas categorias de análises, e elaborado um protocolo de extração de dados sobre: a) fatos objetivos (comportamentos verbais e não verbais observados); elementos ambientais; instrumentos disponíveis; b) impressões clínicas dos atendimentos. Nas competências fundamentais, a teoria sustentou a atuação nos dois contextos. A colaboração interdisciplinar foi relativamente oportunizada no hospital, e inexistente no ambulatório. Nas competências funcionais, a formulação clínica ocorre de modo não-sistematizado nos dois contextos; já a intervenção é orientada por abordagem teórica no ambulatório, limitada ao contexto no hospital. Fatores individuais do psicólogo interagem com a estrutura-base do sistema assistencial saúde-social-educacional nas intervenções em saúde mental de crianças e adolescentes. Os processos de trabalho relacionados à clínica, à prevenção e promoção de saúde do público-alvo estão vinculados à ciência, principalmente na investigação de fenômenos psicológicos e suas interfaces com aspectos contextuais de risco e proteção ao desenvolvimento. Os achados promovem insights para gestores em saúde e órgãos de classe sobre a estruturação de fluxos de trabalho de inserção do psicólogo, especialmente no atendimento das demandas de transição infância-vida adulta e problemas crônicos em saúde mental.
Abstract: Psychological care for children and adolescents depends on the development of specific professional competencies and the proper theoretical and technical adaptation to various contexts, such as hospital and outpatient settings. This study aims to conduct a comparative analysis of professional competencies in psychological care for children and adolescents in hospital and outpatient contexts. It is a qualitative observational study. A content analysis was conducted on the first author’s personal notes regarding their professional training. Categories of analysis were defined, and a data extraction protocol was developed to assess: a) objective facts (observed verbal and non-verbal behaviors), environmental elements, and available instruments; b) clinical impressions of the sessions. Regarding fundamental competencies, theory supported practice in both contexts. Interdisciplinary collaboration was relatively facilitated in the hospital but absent in the outpatient setting. Regarding functional competencies, clinical formulation was unsystematic in both contexts; however, interventions in the outpatient setting were guided by theoretical approaches, whereas in the hospital, they were limited by the context. The psychologist’s individual factors interact with the foundational structure of the healthcare, social, and educational support system in mental health interventions for children and adolescents. Work processes related to clinical practice, prevention, and health promotion for this target population are closely tied to science, particularly in investigating psychological phenomena and their interfaces with contextual risk and protective factors in development. The findings provide insights for healthcare managers and professional organizations regarding the structuring of workflows for psychologist integration, especially in addressing the demands of childhood-to-adulthood transition and chronic mental health conditions.
Palavras-chave: Psicologia pediátrica
Competências Profissionais
Hospital
Ambulatório
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Gustavo Gonçalves. Competências profissionais na psicologia pediátrica nos contextos hospitalar e ambulatorial. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45638
Data de defesa: 5-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

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