Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45620Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Gabriel Barra Falconieri | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-15T16:43:44Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-15T16:43:44Z | - |
| dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Gabriel Barra Falconieri. O teletrabalho na Universidade Federal de Uberlândia: do controle da produtividade à precarização do trabalho. 2025. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45620 | - |
| dc.description.abstract | Teleworking has been rapidly disseminated due to new Information and Communication Technologies and the pandemic, a period in which teleworking was adopted in an emergency and mandatory manner at Universidade Federal de Uberlândia (UFU). This period enabled the expansion of the Programa de Gestão e Desempenho (PGD), which replaced attendance control with productivity control, and was adopted at the UFU. Aiming to study this new reality, the present study seeks to characterize the social and professional profile of Technical and Administrative Staff in Education who are working remotely, as well as their perceptions of this work modality. To achieve this, a questionnaire was applied, collecting social and professional data, along with two questions regarding their remote work experience. Data analysis was conducted using the Jamovi software, where the data were subjected to Pearson’s correlation and the Mann-Whitney test. The results indicate a positive experience among Administrative Technicians with this work modality, highlighting greater ease in managing personal and professional life, financial cost reduction, and increased concentration. In contrast, the most prominent negative aspects are hyperconnectivity, social isolation, and increased personal costs. While telework was predominantly perceived in a positive light, the nuances in teleworkers' responses point to inadequacies in work organization, particularly the transfer of risks and costs to the individual worker. This dynamic aligns with the global trend of structural labor precarization, emblematic of the broader expansion of neoliberal capitalism. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Teletrabalho | pt_BR |
| dc.subject | Saúde do Trabalhador | pt_BR |
| dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
| dc.subject | Precarização do trabalho | pt_BR |
| dc.subject | Técnico Administrativo em Educação | pt_BR |
| dc.subject | Teleworking | pt_BR |
| dc.subject | Occupational Health | pt_BR |
| dc.subject | Neoliberalism | pt_BR |
| dc.subject | Technical and Administrative Staff in Education | pt_BR |
| dc.subject | Precarization of Labor | pt_BR |
| dc.title | O teletrabalho na Universidade Federal de Uberlândia: do controle da produtividade à precarização do trabalho | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Menezes, Lucianne Sant'Anna de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9457603879375469 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Elias, Marisa Aparecida | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1498284061775529 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Vivianne Peixoto da | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6938875370335870 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3298034667675121 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O teletrabalho teve sua disseminação acelerada pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação e pela pandemia, momento em que foi adotado de forma emergencial e impositiva na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Esse período possibilitou a expansão do Programa de Gestão e Desempenho (PDG), que substitui o controle da assiduidade (frequência) pelo controle por entregas e produtividade (metas), que foi adotado na UFU. Visando estudar essa nova realidade, o presente estudo tem o objetivo de caracterizar o perfil social e profissional dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) que estão em teletrabalho, assim como de sua percepção acerca dessa modalidade de trabalho. Para isso, foi aplicado um questionário com dados sociais e profissionais e duas perguntas relativas à vivência no teletrabalho. A análise dos dados foi realizada com o auxílio do programa Jamovi, em que os dados foram submetidos à correlação de Pearson e ao teste de Mann-Whitney. Os resultados encontrados apontam para uma experiência positiva dos TAEs, com ênfase na facilidade para administrar vida pessoal com o trabalho, redução do custo financeiro e maior concentração. Em contrapartida, os aspectos negativos mais proeminentes são a hiperconectividade, o isolamento social e o aumento de custos. Apesar da prevalência de uma vivência positiva do teletrabalho, as nuances das respostas dos teletrabalhadores revelam uma organização do trabalho inadequada com a transferência de riscos e custos para o trabalhador, o que caracteriza a tendência global a precarização estrutural do trabalho, característica da expansão do capitalismo neoliberal. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 53 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 184176367 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TeletrabalhoUniversidadeFederal.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 610.87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
