Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45620
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorOliveira, Gabriel Barra Falconieri-
dc.date.accessioned2025-05-15T16:43:44Z-
dc.date.available2025-05-15T16:43:44Z-
dc.date.issued2025-04-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gabriel Barra Falconieri. O teletrabalho na Universidade Federal de Uberlândia: do controle da produtividade à precarização do trabalho. 2025. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45620-
dc.description.abstractTeleworking has been rapidly disseminated due to new Information and Communication Technologies and the pandemic, a period in which teleworking was adopted in an emergency and mandatory manner at Universidade Federal de Uberlândia (UFU). This period enabled the expansion of the Programa de Gestão e Desempenho (PGD), which replaced attendance control with productivity control, and was adopted at the UFU. Aiming to study this new reality, the present study seeks to characterize the social and professional profile of Technical and Administrative Staff in Education who are working remotely, as well as their perceptions of this work modality. To achieve this, a questionnaire was applied, collecting social and professional data, along with two questions regarding their remote work experience. Data analysis was conducted using the Jamovi software, where the data were subjected to Pearson’s correlation and the Mann-Whitney test. The results indicate a positive experience among Administrative Technicians with this work modality, highlighting greater ease in managing personal and professional life, financial cost reduction, and increased concentration. In contrast, the most prominent negative aspects are hyperconnectivity, social isolation, and increased personal costs. While telework was predominantly perceived in a positive light, the nuances in teleworkers' responses point to inadequacies in work organization, particularly the transfer of risks and costs to the individual worker. This dynamic aligns with the global trend of structural labor precarization, emblematic of the broader expansion of neoliberal capitalism.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTeletrabalhopt_BR
dc.subjectSaúde do Trabalhadorpt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectPrecarização do trabalhopt_BR
dc.subjectTécnico Administrativo em Educaçãopt_BR
dc.subjectTeleworkingpt_BR
dc.subjectOccupational Healthpt_BR
dc.subjectNeoliberalismpt_BR
dc.subjectTechnical and Administrative Staff in Educationpt_BR
dc.subjectPrecarization of Laborpt_BR
dc.titleO teletrabalho na Universidade Federal de Uberlândia: do controle da produtividade à precarização do trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes, Lucianne Sant'Anna de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9457603879375469pt_BR
dc.contributor.referee1Elias, Marisa Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1498284061775529pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Vivianne Peixoto da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6938875370335870pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3298034667675121pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO teletrabalho teve sua disseminação acelerada pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação e pela pandemia, momento em que foi adotado de forma emergencial e impositiva na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Esse período possibilitou a expansão do Programa de Gestão e Desempenho (PDG), que substitui o controle da assiduidade (frequência) pelo controle por entregas e produtividade (metas), que foi adotado na UFU. Visando estudar essa nova realidade, o presente estudo tem o objetivo de caracterizar o perfil social e profissional dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) que estão em teletrabalho, assim como de sua percepção acerca dessa modalidade de trabalho. Para isso, foi aplicado um questionário com dados sociais e profissionais e duas perguntas relativas à vivência no teletrabalho. A análise dos dados foi realizada com o auxílio do programa Jamovi, em que os dados foram submetidos à correlação de Pearson e ao teste de Mann-Whitney. Os resultados encontrados apontam para uma experiência positiva dos TAEs, com ênfase na facilidade para administrar vida pessoal com o trabalho, redução do custo financeiro e maior concentração. Em contrapartida, os aspectos negativos mais proeminentes são a hiperconectividade, o isolamento social e o aumento de custos. Apesar da prevalência de uma vivência positiva do teletrabalho, as nuances das respostas dos teletrabalhadores revelam uma organização do trabalho inadequada com a transferência de riscos e custos para o trabalhador, o que caracteriza a tendência global a precarização estrutural do trabalho, característica da expansão do capitalismo neoliberal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration53pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.orcid.putcode184176367-
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TeletrabalhoUniversidadeFederal.pdfTrabalho de Conclusão de Curso610.87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons