Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45572
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBrito, Gabriele Maria de Paula-
dc.date.accessioned2025-05-14T11:44:22Z-
dc.date.available2025-05-14T11:44:22Z-
dc.date.issued2025-04-28-
dc.identifier.citationBRITO, Gabriele Maria de Paula. Mães de bebês prematuros: o encontro, a amamentação e a solidão dos cuidados. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45572-
dc.description.abstractExtension activities at universities aim to articulate academic knowledge with the demands present in society. Among these needs, breastfeeding stands out as the theme of the extension experience reported in this study, which aimed to describe the author's experience as a participant in an extension project in partnership with the Human Milk Bank of HC-UFU. The listening provided was grounded in psychoanalytic theory and technique, through the application of the psychoanalytic method within what is referred to as an extensive clinic, based on the Multiple Fields Theory. After the listening sessions, narrative reports were written, and in reading them, the following fields were identified: “the encounter and the surprise” and “the surprise and the solitude.” These were analyzed and articulated in the discussion using psychoanalytic theoretical references. The first field presented the expectations and anxieties reported by mothers that are regarding the hospitalization of their newborns, highlighting an idealization of motherhood and a surprise in the encounter with the premature baby. The second field showed mothers experiencing their babies’ hospitalization alone, emphasizing the attribution of responsibility to the mother as the sole caregiver, in which the surprise of encountering the premature baby was accompanied by solitude. It is concluded that this extension experience enabled a sensitive perspective on the experiences of mothers with hospitalized babies, as well as reflection on the relevance of extension activities, which provide experiences that articulate theory and practice and foster specific listening skills for clinical work.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectmaternidadept_BR
dc.subjectmotherhoodpt_BR
dc.subjectpsicanálisept_BR
dc.subjectpsychoanalysispt_BR
dc.subjectbebês prematurospt_BR
dc.subjectpremature babiespt_BR
dc.titleMães de bebês prematuros: o encontro, a amamentação e a solidão dos cuidadospt_BR
dc.title.alternativeMothers of premature babies: the encounter, breastfeeding and the loneliness of carept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Clemens, Juçara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5145663859348210pt_BR
dc.contributor.referee1Pegoraro, Renata Fabiana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4823645280355146pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Luma de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8503699568510403pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs atividades de extensão nas universidades buscam articular conhecimentos da universidade com as demandas presentes na sociedade. Dentre essas demandas, destaca-se a amamentação, tema da vivência de extensão relatada neste trabalho, cujo objetivo foi relatar a experiência como extensionista de um projeto de extensão junto ao Banco de Leite Humano do HC-UFU. A escuta oferecida foi sustentada pela teoria e técnica psicanalíticas, através da aplicação do método psicanalítico no que se denomina como clínica extensa, fundamentada pela Teoria dos Campos. Após as escutas, foram escritos relatos narrativos e, na leitura, foram destacados os seguintes campos: “o encontro e a surpresa” e “a surpresa e a solidão”, que foram analisados e articulados na discussão com o referencial teórico psicanalítico. O primeiro campo apresentou as expectativas e angústias relatadas pelas mães referentes a hospitalização do recém-nascido, evidenciando uma idealização da maternidade e uma surpresa no encontro com o bebê prematuro. O segundo campo demonstrou a solidão das mães durante a hospitalização de seus bebês, destacando a responsabilização da mãe como única cuidadora, em que a surpresa no encontro com o bebê prematuro vinha acompanhada pela solidão. Conclui-se que essa experiência de extensão possibilitou um olhar sensível para as experiências das mães com bebês hospitalizados, assim como pensar na relevância das atividades de extensão, que proporcionam vivências articulando teoria e prática, bem como incentivar habilidades específicas de escuta para a clínica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsTrabalho que será publicado futuramente.pt_BR
dc.orcid.putcode184101679-
dc.description.embargo2027-04-28-
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Mãesbebêsprematuro.pdf
  Hasta 2027-04-28
tcc296.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.