Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45565
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaula, Camila Silva-
dc.date.accessioned2025-05-13T20:57:44Z-
dc.date.available2025-05-13T20:57:44Z-
dc.date.issued2025-05-15-
dc.identifier.citationPAULA, Camila Silva. Valor agregado no café arábica. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45565-
dc.description.abstractThe study analyzed the generation and distribution of added value in the production of Arabica coffee in three regions of Minas Gerais between 2007 and 2022. Using the Value Added Statement (DVA) as an analytical tool, the main components influencing the formation of economic value were assessed, such as labor, suppliers, and profit. The results indicated that the largest portion of the added value is allocated to suppliers, reflecting the adoption of technologies and the pursuit of greater production efficiency. However, the share allocated to suppliers also showed growth, demonstrating the need for investments in technology and productive inputs. Through statistical tests such as ANOVA, significant differences in the distribution of added value between the studied regions were highlighted. It is concluded that, to strengthen the sector’s competitiveness and sustainability, investments in innovation, training, and public policies that promote efficiency and regional development are necessary.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDistribuiçãopt_BR
dc.subjectValor Agregadopt_BR
dc.subjectCafé Arábicapt_BR
dc.subjectANOVApt_BR
dc.titleValor agregado no café arábicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Ernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4266792875189653pt_BR
dc.contributor.referee1Blind Review, Blind Review-
dc.contributor.referee1LattesXpt_BR
dc.contributor.referee2Blind Review, Blind Review-
dc.contributor.referee2LattesXpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2204571767777927pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO estudo analisou a geração e distribuição do valor agregado na produção de café arábica em três regiões de Minas Gerais entre os anos de 2007 e 2022. Utilizando a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) como ferramenta de análise, foram avaliados os principais componentes que influenciam a formação do valor econômico, como mão de obra, fornecedores e lucro. Os resultados apontaram que a maior parte do valor agregado é destinada aos fornecedores, refletindo a adoção de tecnologias e a busca por maior eficiência produtiva. No entanto, a parcela destinada aos fornecedores também apresentou crescimento, demonstrando a necessidade de investimentos em tecnologia e insumos produtivos. Por meio de testes estatísticos como a ANOVA, foram evidenciadas diferenças significativas na distribuição do valor agregado entre as regiões estudadas. Conclui-se que, para fortalecer a competitividade e sustentabilidade do setor, é necessário investir em inovação, capacitação e políticas públicas que promovam a eficiência e o desenvolvimento regional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode184022985-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ValorAgregadoCafé.pdf527.74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.