Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45540
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Paulo Eduardo Azevedo-
dc.date.accessioned2025-05-13T16:21:53Z-
dc.date.available2025-05-13T16:21:53Z-
dc.date.issued2025-05-02-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Eduardo Azevedo. As Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC's) como ferramenta no ensino de Ciências e Biologia. 2025. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45540-
dc.description.abstractIn the contemporary world, technologies are widely disseminated in various contexts, and the school environment is no different, because they have reached people's personal and individual aspects and are present in various moments of people's daily lives. However, their excessive and inappropriate use has generated significant debates in the media and in the field of scientific research. Given this scenario, this work, linked to the Education, Masculinities, Culture and Subjectivities Research Group – GPEMCS, seeks to analyze and propose teaching methodologies that effectively integrate the technological resources available to students. This practice, despite having gaps, is capable of promoting meaningful learning, with technology as an aid in teaching. To this end, pedagogical practices that enhance the conscious use of technologies, increasing student engagement and contributing to the development of essential skills in the 21st century were used and are described here. The research sought to highlight how Information and Communication Technologies (ICTs) can be allies in the teachinglearning process when applied strategically and reflectively. The study concludes that the resources used brought reflections to writing and made it possible to connect theory with the student's reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectPráticaspt_BR
dc.subjectPracticespt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectMethodologiespt_BR
dc.titleAs Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC's) como ferramenta no ensino de Ciências e Biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Welson Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8599430884006372pt_BR
dc.contributor.referee1Wolkers, Carla Patrícia Bejo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4709185620670481pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186135872782431pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8509360311922531pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias, no mundo contemporâneo, estão amplamente disseminadas em diversos contextos e no ambiente escolar não seria diferente, porque alcançou o pessoal, a individualidade das pessoas, e faz-se presente em diversos momentos do cotidiano da população. No entanto, o seu uso excessivo e inadequado tem gerado debates significativos nos veículos de comunicação e no campo das pesquisas científicas. Diante desse cenário, este trabalho, vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação, Masculinidades, Cultura e Subjetividades – GPEMCS, busca analisar e propor metodologias de ensino que integrem, de forma eficaz, os recursos tecnológicos disponíveis aos estudantes. Essa prática, apesar de apresentar lacunas, é capaz de promover uma aprendizagem significativa, tendo a tecnologia como auxílio no ensino. Para isso, práticas pedagógicas que potencializem o uso consciente das tecnologias, ampliando o engajamento dos alunos e contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais no século XXI foram usadas e aqui são descritas. A pesquisa buscou destacar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem ser aliadas no processo de ensino-aprendizagem quando aplicadas de maneira estratégica e reflexiva. O estudo conclui que os recursos empregados trouxeram reflexões à escrita e tornou possível conectar a teoria com a realidade do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TecnologiasComunicaçãoInformação.pdfTCC829.48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons