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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMartins, Vitor Hugo Siqueira-
dc.date.accessioned2025-05-13T14:52:43Z-
dc.date.available2025-05-13T14:52:43Z-
dc.date.issued2021-09-20-
dc.identifier.citationMARTINS, Vitor Hugo Siqueira. Características do orçamento em uma empresa do ramo de autopeças. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45523-
dc.description.abstractThis research aims to identify the characteristics of the budget used in a company in the auto parts segment. We chose to develop a case study in a large company in the auto parts industry. For data collection, a semi-structured interview, a document analysis and direct participant observation were used. The results found show that the company adopts a formal structure for short and long-term planning, as well as a budgeting template, which is similar to the Zero Base Budget as it was built from a zero balance bugdet, with justifications for the values included and disregarding historical information, in an intermediate structure between topdown and bottom-up. When building the budget, the company was divided into packages (areas), including one for revenues, another for investments (capex) and other packages for costs and expenses. The findings also showed that managers were careful in the budget, using specific assumptions and indicators for each package, translating an expectation closer to reality, as the purpose (emphasis) of the budget is the performance evaluation. Except for the sales budget, which is monitored and controlled daily, the company monitors the budget results monthly and studies corrective actions for large deviations. Furthermore, it was found that the budget is the company's guide and all incentives are linked to the achievement of the budget target. Therefore, it is concluded that the main characteristic of the budget in the studied company is its use for performance evaluation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectAutopeçaspt_BR
dc.subjectOrçamento empresarialpt_BR
dc.subjectControle gerencialpt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectBusiness budgetpt_BR
dc.subjectManagement controlpt_BR
dc.subjectPerformance evaluationpt_BR
dc.subjectAuto partspt_BR
dc.titleCaracterísticas do orçamento em uma empresa do ramo de autopeçaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fehr, Lara Cristina Francisco de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7316310548510815pt_BR
dc.contributor.referee1Francisco de Almeida Fehr, Lara Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7316310548510815pt_BR
dc.contributor.referee2Francisco de Almeida Fehr, Lara Cristina-
dc.contributor.referee2LattesFrancisco de Almeida Fehrpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo identificar quais são as características do orçamento utilizado em uma empresa do segmento de autopeças. Optou-se pelo desenvolvimento de um estudo de caso em uma empresa de grande porte do ramo de autopeças. Para a coleta de dados, foram utilizadas a entrevista semiestruturada, a análise documental e a observação participante. Os resultados encontrados revelaram que a empresa adota uma estrutura formal para o planejamento de curto e longo prazo, bem como um modelo de elaboração do orçamento, que se assemelha ao Orçamento Base Zero, pois foi construído a partir de um saldo zero, com justificativas para os valores incluídos e desprezando-se informações históricas, em uma estrutura intermediária entre top-down e bottom-up. Na construção do orçamento, a empresa foi dividida por pacotes (áreas), contemplando um para as receitas, outro para os investimentos (capex) e outros onze pacotes para custos e despesas. Os achados evidenciaram, ainda, um cuidado dos gestores na elaboração do orçamento, utilizando premissas e indicadores específicos para cada pacote, traduzindo uma expectativa mais próxima da realidade, pois o propósito (ênfase) do orçamento é a avaliação de desempenho. Com exceção do orçamento de vendas, que é acompanhado e controlado diariamente, a empresa acompanha os resultados do orçamento mensalmente e estuda ações corretivas para grandes desvios. Ademais, constatou-se que o orçamento é o guia da empresa e todos os incentivos estão vinculados ao atingimento da meta orçamentária. Conclui-se, portanto, que a principal característica do orçamento na empresa estudada é a sua utilização para avaliação de desempenho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration22pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode184022997-
dc.description.embargo2021-10-26-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

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