Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45359Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Maria Rita Guimarães Reis da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-06T13:43:58Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-06T13:43:58Z | - |
| dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
| dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Maria Rita. Projeto Integrado de Práticas Educativas e Diversidade Humana do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia: relato de experiência. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45359 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
| dc.subject | Diversidade | pt_BR |
| dc.subject | Educação Física | pt_BR |
| dc.subject | Jogos | pt_BR |
| dc.title | Projeto Integrado de Práticas Educativas e Diversidade Humana do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia: relato de experiência | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Prado, Vagner Matias do | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5401466231790767 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Carvalho, Beatriz | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5039350905179590 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Bertoni, Sônia | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5227136685437982 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este artigo relata a experiência vivenciada do desenvolvimento de um trabalho acadêmico para o componente curricular "Projeto Integrado de Práticas Educativas e Diversidade Humana (PIPE04)" do curso de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia. A intervenção foi realizada com estudantes da educação básica, matriculados no projeto "Escola de Tempo Integral", em uma escola pública estadual de Uberlândia-MG. O principal objetivo foi proporcionar aos alunos novas experiências por meio de atividades lúdicas e educativas, com ênfase na inclusão e no respeito à diversidade sociocultural. As atividades, abordaram diferentes tipos de jogos e brincadeiras, promovendo a interação entre os alunos e estimulando o desenvolvimento de valores como respeito e solidariedade. Ao final do projeto, observou-se um impacto positivo na formação cidadã e no comportamento dos/as estudantes, além de um melhor entendimento das atividades propostas e sua aplicação no cotidiano. A experiência proporcionou uma formação prática e realista aos/às futuros/as profissionais de Educação Física, destacando as possibilidades de intervenção na escola e os desafios enfrentados em contextos de infraestrutura precária. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Educação Física | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 22 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Educação Física | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ProjetoIntegradoPráticas.pdf | TCC | 1.11 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
