Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45271
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorDâmaso, Maria Cândida de Jesus Santos-
dc.date.accessioned2025-04-24T16:37:53Z-
dc.date.available2025-04-24T16:37:53Z-
dc.date.issued2025-03-21-
dc.identifier.citationDÂMASO, Maria Cândida de Jesus Santos. O conceito de cibercultura na obra do filósofo Pierre Lévy e a sua relação com a educação. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiuitaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45271-
dc.description.abstractThis text is the result of bibliographic research carried out in the Pedagogy course at the Institute of Human Sciences, Pontal Campus, Federal University of Uberlândia. It is a study on Pierre Lévy's thinking in relation to cyberculture and its influence on education. The main theoretical reference for the research was the book Cyberculture, by philosopher Pierre Lévy. In addition to this, the following authors were used: Ferigato, Silva and Lourenço (2017), Lévy (1995), Machado, Arruda and Passos (2021), Oliveira (2020), Santaella (2004), Santos (2022), Soares (2002) and others. The writing of this work was motivated by the experiences lived in daily school life through participation in the Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation - PIBID. The problem with the research is the identification of the unbridled use of information, especially through social networks. Through the experiences of PIBID and supervised internships II and III, this work aims to analyze how uncontrolled and unfiltered information is directly affecting people and consequently affecting the school environment. The methodology used was based on qualitative research, bibliographic and documentary analysis. At the end of the work, it was possible to conclude that the growth of cyberspace influences people more and more every day, but in the case of children, it is up to those responsible and the education systems to consciously monitor access to cyberculture, so that early access does not harm the development of children.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCibercultura; Pierre Lévy; Educação.pt_BR
dc.subjectCyberculture; Pierre Lévy; Education.pt_BR
dc.titleO Conceito de Cibercultura na Obra do Filósofo Pierre Lévy e a sua Relação com a Educaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe Concept of Cyberculture in the Work of Philosopher Pierre Lévy and its Relation to Educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Neto, Armindo Quillici-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6897277608755605pt_BR
dc.contributor.referee1Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.contributor.referee2Passos, Simone Aparecida dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6427484879374588pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3394561863324056pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica realizada no curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas, do Campus Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia. Trata se de um estudo sobre o pensamento de Pierre Lévy em relação à cibercultura e sua influência na educação. O principal referencial teórico da pesquisa foi o livro Cibercultura, do filósofo Pierre Lévy. Além dele, utilizou-se os autores: Ferigato, Silva e Lourenço (2017), Lévy (1995), Machado, Arruda e Passos (2021), Oliveira (2020), Santaella (2004), Santos (2022), Soares (2002) e outros. A escrita deste trabalho teve como motivação as experiências vividas no cotidiano escolar através da participação no Programa Insitucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O problema da pesquisa está no fato da identificação do uso desenfreado das informações, por meio, em especial, das redes sociais. Por meio das vivências do PIBID e dos estágios supervisionados II e III, este trabalho tem como objetivo analisar como que a informação descontrolada e sem filtros, está afetando diretamente as pessoas e consequentemente se reflete no ambiente escolar. A metodologia utilizada se baseou em pesquisa qualitativa, de análise bibliográfica e documental. Ao final do trabalho foi possível concluir que o crescimento do ciberespaço influencia cada dia mais as pessoas, mas no caso das crianças cabe aos responsáveis e aos sistemas de ensino acompanharem, de forma consciente, o acesso à cibercultura, para que o acesso precoce não prejudique o desenvolvimento das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OConceitoCibercultura.pdfTcc585.52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.