Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45183
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorDelgado, Iara Janser Soares-
dc.date.accessioned2025-04-09T15:33:37Z-
dc.date.available2025-04-09T15:33:37Z-
dc.date.issued2024-11-14-
dc.identifier.citationDELGADO , Iara Janser Soares. A presença do cordel na literatura infantil: Uma análise de Ela tem olhos de céu de Socorro Acioli. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Letras- Português e Literaturas)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45183-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSocorro Aciolipt_BR
dc.subjectSocorro Aciolipt_BR
dc.subjectEla tem olhos de céupt_BR
dc.subjectEla tem olhos de céupt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectIdentidadpt_BR
dc.titleA presença do cordel na literatura infantil: uma análise de ela tem olhos de céu de socorro aciolipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barth, Pedro Afonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/4280905518699574pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Elzimar Fernanda Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2361018161551387pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Érika Arvelos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0417583609442250pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8288123193881040pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal analisar a obra Ela Tem Olhos de Céu, da autora Socorro Acioli (2012), possibilitando um diálogo entre a literatura infantil e juvenil (Lajolo e Zilberman, 2017; Hunt, 2010; Andruetto, 2012) e o cordel (Diégues Júnior, 1975; Haurélio, 2013; Silva, 2011). A análise mobiliza os seguintes conceitos: a construção de identidade (Hall, 2011; Bauman, 2004) e a intertextualidade (Kristeva, 2005; Samoyault, 2008), pois é construída a hipótese de que a obra analisada atualiza a tradição da cultura popular, e dialoga e revitaliza identidades culturais e a representação do povo nordestino. O livro ocupa um lugar de resistência e adaptação e cria uma nova forma de representar o cordel. Como resultados, a análise apresenta a forma como a construção de identidade é mobilizada na obra, valorizando e revitalizando a identidade nordestina. Além disso, as diversas intertextualidades identificadas criam novas significações que questionam estereótipos. O cordel, que já foi marginalizado como uma literatura popular de menor valor, hoje ganha novas roupagens, incorporando elementos modernos que dialogam com suas raízes tradicionais. Esse processo de adaptação e reinvenção permite que o cordel não apenas resista ao tempo, mas também se renove, ocupando um espaço significativo no cenário literário contemporâneo endereçado para crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Português e Literaturas de Língua Portuguesapt_BR
dc.sizeorduration58pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode181963229-
Aparece en las colecciones:TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PresençaCordelLiteratura.pdfTCC4.71 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.