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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Maria Laura Pacheco da-
dc.date.accessioned2025-04-09T14:07:18Z-
dc.date.available2025-04-09T14:07:18Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Laura Pacheco da. Marias que ocupam espaços: uma análise da trajetória acadêmica e profissional de mulheres negras na cidade de Uberlândia MG. 2016.108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5130.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45176-
dc.description.abstractThe present study proposes portraying the academic and professional path of three black women living in Uberlandia – MG which, in different ways, contribute to the racial equality and gender promotion in this city. One of the main points is emphasize the political meaning of being a black woman in an unequal society, which prevents this segment of the population to occupy different spaces of power, in an attempt to understand the gender relations and the elaboration processes of black women subjectivities. This research intends to give visibility to the struggles and achievements, as well as analyze this social group performance when it comes to building and strengthening their actions to combat racism and work in favor of the racial and gender equality. This way, from statistical data and their life stories, sought to detail the trajectory traced by these women who have reached exceptional professional positions in their areas. The study is guided by the adversities encountered during their personal life experiences and academic formation period that influenced on the identity process and its repercussion in their working areas.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectBlack womenpt_BR
dc.subjectEmpowermentpt_BR
dc.subjectJob marketpt_BR
dc.titleMarias que ocupam espaços: uma análise da trajetória acadêmica e profissional de mulheres negras na cidade de Uberlândia-MGpt_BR
dc.title.alternativeMarias who occupy spaces: an analysis of the academic and professional trajectory of black women in the city of Uberlândia-MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Márcio Ferreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9542644571652868pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Renata Cristina Gonçalves dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5565481668827333pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Maria Cecília de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9906648091045845pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1189742369095145pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo propõe-se retratar a trajetória acadêmica e profissional de três mulheres negras residentes em Uberlândia – MG que, de diferentes formas, contribuem para a promoção da igualdade racial e de gênero nessa cidade. Um dos pontos centrais é enfatizar o significado político de ser mulher negra em uma sociedade desigual, a qual impede esse segmento da população de ocupar os diversos espaços de poder, na tentativa de compreender as relações de gênero e os processos de elaboração das subjetividades das mulheres negras. Esta pesquisa intenciona dar visibilidade às suas lutas e conquistas, bem como analisar a atuação desse grupo social no que tange a construção e fortalecimento de suas ações no combate ao racismo e em prol da equidade racial e de gênero. Desse modo, a partir dos dados estatísticos e das histórias de vida buscou-se detalhar a trajetória traçada por essas mulheres que atingiram uma posição profissional de destaque na sua área de atuação. O estudo orienta-se pelas adversidades encontradas no decorrer de suas vivências pessoais e formação acadêmica que incidiram sobre o processo identitário e o seu reflexo na área de atuação para cada uma delas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration108pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5130pt_BR
dc.orcid.putcode181961987-
dc.crossref.doibatchid8006313d-6876-4aad-97bf-c282d6d181ac-
dc.subject.autorizadoCiências sociaispt_BR
dc.subject.autorizadoNegraspt_BR
dc.subject.autorizadoMulheres - Educaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoMulheres - Empregopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

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