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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSouza, Igor Fernando Martins de-
dc.date.accessioned2025-04-08T16:24:49Z-
dc.date.available2025-04-08T16:24:49Z-
dc.date.issued2025-03-14-
dc.identifier.citationSOUZA, Ígor Fernando Martins de. Avaliação da fragilização por hidrogênio das ligas de níquel hastelloy C-22 e C-276. 2025. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.226.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45162-
dc.description.abstractNickel alloys are highly valuable materials with broad applications, particularly in the oil and gas industry, due to their mechanical properties, even at high temperatures, and their resistance to corrosion. Hydrogen embrittlement is a phenomenon that occurs in various materials, leading to a decrease in mechanical properties and potentially altering the fracture mode of materials, resulting in failures and losses for the industry. To assess susceptibility to hydrogen embrittlement, several tests have been established, one of which is the slow strain rate test (SSRT). The SSRT was conducted on C-22 and C-276 alloys, which were previously solution-treated and cold-deformed, to evaluate the resistance of each alloy to embrittlement. It was observed that both exhibited very similar characteristics, with C-276 experiencing a slightly greater loss of mechanical properties. However, the fracture mode of C-22 appeared more severe, showing a transition to more brittle failure characteristics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectHidrogêniopt_BR
dc.subjectNíquelpt_BR
dc.subjectFragilizaçãopt_BR
dc.subjectBaixa taxa de deformaçãopt_BR
dc.titleAvaliação da fragilização por hidrogênio das ligas de níquel Hastelloy C-22 e C-276pt_BR
dc.title.alternativeHydrogen embrittlement assessment of nickel alloys hastelloy C-22 and C-276pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Leonardo Rosa Ribeiro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7676004124949982pt_BR
dc.contributor.referee1Paes, Luiz Eduardo dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7357828735124785pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Leandro João da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4174402445909955pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7381095295127175pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoAs ligas de níquel são materiais de grande valor e aplicação, principalmente na indústria de óleo e gás, devido às suas propriedades mecânicas, mesmo em altas temperaturas, e à sua resistência à corrosão. A fragilização por hidrogênio é um fenômeno que ocorre em diversos materiais, causando a diminuição das propriedades mecânicas e podendo levar à alteração do modo de fratura dos materiais, resultando em falhas e prejuízos para a indústria. Para avaliar a susceptibilidade à fragilização por hidrogênio, foram estabelecidos vários testes, sendo um deles o ensaio de baixa taxa de deformação (BTD). O ensaio BTD foi realizado nas ligas C-22 e C-276, previamente solubilizadas e deformadas a frio, para avaliar a resistência de cada liga à fragilização. Observou-se que ambas apresentaram aspectos muito similares, sendo que a C-276 sofreu uma perda um pouco maior de propriedades mecânicas. No entanto, o modo de fratura da C-22 se apresentou mais severo, com uma transição para características de falha mais frágeis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration92pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.226pt_BR
dc.orcid.putcode181878895-
dc.crossref.doibatchid8006313d-6876-4aad-97bf-c282d6d181ac-
dc.subject.autorizadoEngenharia mecânicapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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