Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Isadora Moraes-
dc.date.accessioned2025-04-07T12:21:46Z-
dc.date.available2025-04-07T12:21:46Z-
dc.date.issued2015-02-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Isadora Moraes. Reflexões sobre a expressão das emoções na criação em dança. 2025.32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45146-
dc.description.abstractThis work developed a reflection on the expression of emotions in dance creation, with a special focus on modern dance and Martha Graham's Lamentation, investigating how scenic expressiveness can emerge from the dancer, being the result of their trajectory, their technical and emotional learning. We analyzed the contributions of Eugenio Barba (2012), Klauss Vianna (1990) and Martha Graham (1984, 1991, 1992, 2002), three historical references that studies and practices address the relationship between body, emotion and scenic presence. We also consider Charles Darwin's (1872) studies on emotional expressions in humans and animals, offering a biological basis for the manifestation of emotions. In addition, we integrate the contributions of Bessel Van der Kolk (2014), who investigates the impact of trauma and emotional experiences on the human body and behavior. The research sought to study how the methodologies of each of the artists mentioned mobilize the body to achieve an expressive state. We reflect on the role of emotions in the creative process, highlighting their importance in building performances that go beyond mere technical execution. And we seek to understand how expressiveness arises from the artist himself. Thus, this study aims to contribute to the understanding of the intersections between theater and dance, highlighting the power of emotional expressiveness in the scene.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDança, Expressividade, Dança Moderna, Martha Graham, Klauss Vianna, Eugenio Barbapt_BR
dc.subjectDance, Expressivity, Modern Dance, Martha Graham, Klauss Vianna, Eugenio Barbapt_BR
dc.titleReflexão sobre a expressão das emoções na criação em dançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gesteira, Liana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2353433440795787pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Vanilton Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0481385796591965pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Vivian Vieira Peçanha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9071148381102652pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propôs uma reflexão sobre a expressão das emoções na criação em dança, com um foco especial na dança moderna e na obra Lamentation de Martha Graham, investigando como a expressividade cênica pode emergir do bailarino, sendo resultado de sua trajetória, de seus aprendizados técnicos e emocionais. Analisamos as contribuições de Eugenio Barba (2012), Klauss Vianna (1990) e Martha Graham (1984, 1991, 1992, 2002), três referências cujos estudos e práticas abordam a relação entre corpo, emoção e presença cênica. Consideramos também os estudos de Charles Darwin (1872) sobre as expressões emocionais no ser humano e nos animais, oferecendo uma base biológica para a manifestação das emoções. Além disso, integramos as contribuições de Bessel Van der Kolk (2014), que investiga o impacto do trauma e das experiências emocionais no corpo e no comportamento humano. A pesquisa buscou estudar como as metodologias de cada um destes artistas citados, mobilizam o corpo para atingir um estado expressivo. Refletimos sobre o papel das emoções no processo criativo, destacando sua importância na construção de performances que ultrapassam a mera execução técnica. E buscamos compreender como a expressividade surge do próprio artista. Assim, este estudo pretende contribuir para o entendimento das interseções entre teatro e dança, ressaltando a potência da expressividade emocional na cena.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDançapt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexãosobreaexpressão.pdf2.88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.