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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorNedopetalski, Felipe-
dc.date.accessioned2025-03-31T14:51:34Z-
dc.date.available2025-03-31T14:51:34Z-
dc.date.issued2024-08-26-
dc.identifier.citationNEDOPETALSKI, Felipe. Modelo de simulação de vídeo games baseado em um ambiente 3D e em redes de Petri coloridas. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5071.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45091-
dc.description.abstractThis work aims to present an approach for modeling and analysis of video game scenarios using 2D and 3D simulation models. Singleplayer and multiplayer games are considered in this research. A video game scenario can be considered as the actions performed by the player in a sequential manner. To represent these actions carried out by players, tools that use formal methods such as colored Petri nets, or tools that use 2D and 3D scenarios can be used. To represent the areas that players will be able to access to carry out activities, a Topological Map was created. Previous works have illustrated how actions and locations on the map can communicate correctly using colored Petri nets. For this work, in addition to exploring existing models, new models were presented in 2D and 3D of singleplayer and multiplayer game scenarios as well as their results simulations and comparisons with formal models made with colored Petri nets. To illustrate the different approaches presented in this work, the first level of the game Silent Hill II was used to create the models in colored Petri nets and SIMIO in the cases singleplayer and multiplayer.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectRedes de Petript_BR
dc.subjectSIMIOpt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectMultiplayerpt_BR
dc.subject3Dpt_BR
dc.titleModelo de simulação de vídeo games baseado em um ambiente 3D e em redes de Petri coloridaspt_BR
dc.title.alternativeVideo game simulation model based on a 3D environment and colored Petri netspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barreto, Franciny Medeiros-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2821748091466181pt_BR
dc.contributor.advisor1Julia, Stéphane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6736358221140969pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jose Reinaldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9317869378701106pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Márcia Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8946715881289701pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3463461128871693pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem para a modelagem e análise de cenários de vídeo games utilizando modelos de simulação 2D e 3D. Tanto jogos com um único jogador (singleplayer) quanto jogos com dois ou mais jogadores (multiplayer) são considerados nesta pesquisa. Pode-se considerar um cenário de vídeo game como as ações realizadas pelo jogador de forma sequencial. Para representar estas ações realizadas pelos jogadores, ferramentas que utilizam métodos formais como as redes de Petri coloridas, ou ferramentas que utilizam cenários 2D e 3D podem ser utilizadas. Para representar as áreas que os jogadores poderão acessar para realizar as atividades, um Mapa Topológico foi criado. Trabalhos anteriores ilustram como as ações e os locais do mapa podem se comunicar corretamente utilizando redes de Petri coloridas. Para este trabalho, além de explorar os modelos já existentes, foram apresentados modelos em 2D e 3D dos cenários de jogos singleplayer e multiplayer assim como seus resultados de simulações e comparações com os modelos formais feitos com redes de Petri coloridas. Para ilustrar as diversas abordagens apresentadas neste trabalho foi utilizado o primeiro nível do jogo Silent Hill II tanto utilizando redes de Petri coloridas quanto SIMIO nos casos singleplayer e multiplayer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration115pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5071pt_BR
dc.crossref.doibatchid633e889f-6fd8-47a4-beb8-0d91e53a868f-
dc.subject.autorizadoComputaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEngenharia de softwarept_BR
dc.subject.autorizadoVídeogamespt_BR
dc.subject.autorizadoSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

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