Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamargos, Núbia Gabrieli Barbosa de-
dc.date.accessioned2025-03-18T14:27:09Z-
dc.date.available2025-03-18T14:27:09Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.identifier.citationCAMARGOS, Núbia Gabrieli Barbosa de. As potencialidades da História da Matemática na formação de professores. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.56.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45023-
dc.description.abstractThe History of Mathematics is not merely a field of study; it is a bridge that connects the past to the present, enriching both teaching and learning processes. This dissertation investigates the potential of the History of Mathematics in the education of mathematics teachers by analyzing academic works presented at the National Meetings on Mathematics Education (ENEM) from 2015 to 2024. The research seeks to address the following central question: What are the potentialities of the History of Mathematics for teacher education, as evidenced in the academic works published in the ENEM proceedings from 2015 to 2024? To answer this question, our objective is to investigate the potential of the History of Mathematics and to analyze works that discuss methodological strategies involving the History of Mathematics, as published in the ENEM proceedings during this period. Employing the Knowledge State research method, relevant ENEM productions were analyzed and organized into three axes: (1) Theoretical frameworks for understanding the History of Mathematics as a methodological strategy; (2) The History of Mathematics as a methodological strategy for teacher education; and (3) The History of Mathematics in teacher education. The dissertation also presents the Educational Product, which consists of a catalog with pedagogical suggestions aimed at assisting educators in integrating the History of Mathematics into their teaching practices. The findings indicate that incorporating the History of Mathematics provides meaningful contexts that not only engage students but also contribute to improving academic performance. This underscores the role of the History of Mathematics as methodological strategy for transforming teaching practices. Furthermore, our analysis highlighted that methodological strategies grounded in the History of Mathematics offer significant contributions to teacher education. The inclusion of this approach in educational settings enriches the content taught, fostering a deeper understanding of mathematical concepts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectHistory of Mathematicspt_BR
dc.subjectEstratégia Metodológicapt_BR
dc.subjectMethodological Strategypt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics Teachingpt_BR
dc.subjectMetodologias de Ensinopt_BR
dc.subjectTeaching Methodologiespt_BR
dc.titleAs potencialidades da História da Matemática na formação de professorespt_BR
dc.title.alternativeThe potential of the History of Mathematics in teacher trainingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marim, Vlademir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8618346653372477pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Fabiana Fiorezi de Marco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.contributor.referee2Januário, Gilberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4492457524733108pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2819717128675402pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA História da Matemática não é apenas um campo de estudo; é uma ponte que conecta o passado ao presente, enriquecendo o processo de ensino e a aprendizagem. Esta dissertação investiga as potencialidades da História da Matemática na formação de professores que ensinam matemática, analisando trabalhos acadêmicos apresentados nos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM) no período de 2015 a 2024. A pesquisa busca responder à seguinte pergunta central: Quais as potencialidades da História da Matemática, para a formação de professores, evidenciadas nos trabalhos acadêmicos publicados nos anais dos ENEM realizados no período de 2015 a 2024? Para responder a tal questionamento, nosso objetivo é investigar as potencialidades da História da Matemática por meio da análise dos trabalhos que abordam estratégias metodológicas da História da Matemática publicados nos anais do ENEM realizados no período de 2015 a 2024. Utilizando o método de pesquisa Estado do Conhecimento, foram analisadas produções do ENEM, organizadas em três eixos: (1) Referenciais teóricos apontados para a compreensão da História da Matemática como estratégia metodológica; (2) A História da Matemática como estratégia metodológica para a formação de professores; e (3) A História da Matemática na formação de professores. A dissertação apresenta o Produto Educacional, que consiste em um catálogo com sugestões pedagógicas, visando auxiliar educadores na integração da História da Matemática em suas aulas. Os resultados apontam que a utilização da História da Matemática oferece contextos significativos que não apenas engajam os alunos, mas também contribuem para a melhoria do desempenho escolar. Isso reafirma o papel da História da Matemática como uma estratégia metodológica para a transformação da prática docente. Além disso, nossa análise destacou que estratégias metodológicas fundamentadas na História da Matemática apresentam contribuições para a formação de professores. A inclusão dessa abordagem no ambiente educacional enriquece os conteúdos trabalhados, favorecendo a compreensão dos conceitos matemáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration105pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.56pt_BR
dc.orcid.putcode180393492-
dc.crossref.doibatchidc40c36f4-f6f8-4735-8ea8-9c66d107f43b-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AsPotencialidadesdaHistoriadaMatematica (1).pdf4.41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.