Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44994
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMáximo, Viviane da Silva Pereira-
dc.date.accessioned2025-03-12T16:56:22Z-
dc.date.available2025-03-12T16:56:22Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.citationMÁXIMO, Viviane da Silva Pereira. Acervo Digital da E.E. Raul Soares: diálogos entre ensino de história, escola e memória. 2022. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5529pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44994-
dc.description.abstractThe research Digital Archive of Escola Estadual Raul Soares: Dialogues among History Teaching, School, and Memory aimed to build a digital space through the selection, digitalization, and organization of pressed historical sources, photography, and the proposition of didactic activities to explore them in History classes of Basic Education. The creation of this archive was based on a theoretical-methodological discussion that approaches concepts such as memory, historical heritage, historical sources, local history, history of school institutions, public history, pedagogical use of digital technologies, historical-digital lettering in the crisscrossing with studies about methodologies of History Teaching and Patrimonial Education. Escola Estadual Raul Soares is 113 years old and occupies the same location for 95 years, the same building that was built to house its installations. The architectonical peculiarities of this building, along with the historical value of the school’s memory, while characters of the urban landscape, and Araguari’s culture, contributed to the Division of the Historical and Cultural Heritage of Araguari accomplished the process of historical protection of this building. Researching these memories, preserving and sharing them digitally, problematizing its relations with the city, in a perspective that projects the urban space as a dispute arena, and the Patrimonial Education as a possibility of identifying the selections made in the building processes of certain identities is an important opportunity to approximate History Teaching from the perspectives lived by the students and making it more meaningful. Thus, the Digital Archive of Escola Estadual Raul Soares is going to pursue, as the main objective, to take over the function of a preservation space and sharing of historical sources and content production about the memories of the school, mainly during History classes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de História.pt_BR
dc.subjectHistory Teaching.pt_BR
dc.subjectSaberes e Práticas no Espaço Escolar.pt_BR
dc.subjectPatrimônio Histórico.pt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectHistória Públicapt_BR
dc.subjectHistória Localpt_BR
dc.subjectKnowledge and Practices in School Spacept_BR
dc.subjectHistorical Heritagept_BR
dc.subjectLocal History.pt_BR
dc.subjectDigital Technologiespt_BR
dc.subjectPublic Historypt_BR
dc.titleAcervo digital da E. E. Raul Soares: diálogos entre ensino de história, escola e memóriapt_BR
dc.title.alternativeDigital archive of Escola Estadual Raul Soares: dialogues among history teaching, school, and memorypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Franco, Aléxia Pádua-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4607042780750206pt_BR
dc.contributor.referee1Spinosa, Vanessa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1087304600335538pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Sauloéber Társio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8937954864858691pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2782153834780998pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa Acervo Digital da E.E. Raul Soares: Diálogos entre Ensino de História, Escola e Memória objetivou construir um espaço digital por meio da seleção, digitalização, organização de fontes históricas impressas, fotográficas e proposição de atividades didáticas para explorá-las em aulas de História da Educação Básica. A criação deste acervo foi embasada por uma discussão teórico-metodológica que abordou conceitos como memória, patrimônio histórico, fontes históricas, história local, história de instituições escolares, história pública, uso pedagógico de tecnologias digitais, letramento histórico-digital no entrecruzamento com estudos sobre metodologias do Ensino de História e da Educação Patrimonial. A E.E. Raul Soares possui 113 anos de existência e ocupa há 95 anos o mesmo prédio que foi construído para abrigar suas instalações. As peculiaridades arquitetônicas desse edifício, somadas ao valor histórico das memórias da escola, enquanto personagens da paisagem urbana e da cultura araguarina, contribuíram para que a Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural de Araguari realizasse o processo de tombamento desse imóvel. Pesquisar essas memórias, preservá-las e compartilhá-las digitalmente, problematizando suas relações com a cidade, numa perspectiva que projeta o espaço urbano enquanto uma arena de disputas, e a Educação Patrimonial como uma possibilidade de identificar as seleções feitas nos processos de construção de determinadas identidades se constitui numa importante oportunidade para aproximar o Ensino de História das experiências vivenciadas pelos estudantes e torná-lo mais significativo. Nesse sentido, o Acervo Digital da Escola Estadual Raul Soares tem como principal objetivo assumir a função de um espaço de preservação e compartilhamento de fontes históricas e produção de conteúdos sobre as memórias da escola, principalmente, durante as aulas de História.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória)pt_BR
dc.sizeorduration99pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5529pt_BR
dc.orcid.putcode179955644-
dc.crossref.doibatchidd9f0ce7f-a87b-4cb9-8b0e-c4d681b66e83-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoPrática de ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoTecnologiapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AcervoDigitalEscola.pdf3.95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons