Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44944
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Giovanna Tannous de-
dc.date.accessioned2025-02-27T19:57:22Z-
dc.date.available2025-02-27T19:57:22Z-
dc.date.issued2024-04-17-
dc.identifier.citationSOUSA, Giovanna Tannous de. Aves e mamíferos do cerrado: O uso de recursos didáticos para a sensibilização de crianças. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Instituto de Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44944-
dc.description.abstractThe Cerrado is the second largest biome in Brazil and harbors significant biodiversity, which is often neglected in terms of conservation. Threats such as the expansion of agriculture and livestock farming jeopardize its original fauna and flora. To counter these threats, Environmental Education (EE) emerges as a tool to promote the conservation of this biome and develop aware and critical citizens. Visual resources, such as drawings and paintings, are recognized as playful and educational materials that effectively contribute to promoting EE. The objective of this study was to familiarize children with the avifauna and mammal fauna of the Cerrado through coloring materials, broadening their knowledge of biodiversity and developing their perceptual skills. For the project, 15 animals were illustrated, including 6 mammals and 9 birds. The images were based on photographs taken by biologists and undergraduate students in Biological Sciences from the Federal University of Uberlândia. The activities took place in three different locations: Parque do Sabiá, Colégio Casa Branca, and Escola Quintal da Infância, involving children of various age groups. Photos, magnifying glasses, feathers, and coloring sheets were used. It was observed that the use of playful visual resources sparked the children's curiosity. However, it is necessary to focus on the participants, as well as to plan and organize the activities effectively to meet the proposed objectives. Finally, the importance of Environmental Education in fostering discussions on the topic is emphasized, enabling the participation of all in wildlife conservation.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectCerradopt_BR
dc.subjectConservaçãopt_BR
dc.subjectDrawingpt_BR
dc.subjectPaintingpt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectCerradopt_BR
dc.subjectConservationpt_BR
dc.titleAves e Mamíferos do Cerrado: O uso de recursos didáticos para a sensibilização de criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gonçalves, Vanessa Fonseca-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3689582356673630pt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Celine de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8911760160895924pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Ariadine Cristine-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104947767194284pt_BR
dc.contributor.referee2Nogueira-Ferreira, Fernanda Helena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7038405025309060pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e abriga uma biodiversidade significativa, frequentemente negligenciada no que se refere à conservação. Ameaças como a expansão agrícola e pecuária comprometem sua fauna e flora originais. Para combater essas ameaças, a Educação Ambiental (EA) emerge como uma ferramenta para promover a conservação ambiental deste bioma e desenvolver cidadãos conscientes e críticos. Recursos visuais, como desenhos e pinturas, são reconhecidos como materiais lúdicos e didáticos que colaboram de forma eficaz na promoção da EA. O objetivo desse trabalho foi familiarizar crianças com a avifauna e mastofauna do Cerrado por meio de materiais para colorir, ampliando conhecimentos sobre a biodiversidade e desenvolvendo habilidades de percepção. Foram desenhados para o projeto, 15 animais, sendo 6 mamíferos e 9 aves, as imagens foram baseadas em fotos captadas por biólogos e graduandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia. As atividades aconteceram em três locais diferentes: Parque do Sabiá, Colégio Casa Branca, Escola Quintal da Infância e teve participação de crianças com faixa etária variada. Foram utilizadas fotos, lupas, penas e desenhos para colorir. Observamos que o uso de recursos visuais lúdicos despertam a curiosidade das crianças, contudo é necessário foco, no que diz respeito aos participantes, e também planejamento durante a organização, por parte de quem está promovendo as atividades, para desenvolvê-las e concluir o proposto a fim de atingir os objetivos necessários. Por fim, destacamos a importância da Educação Ambiental na promoção de discussões sobre o assunto, possibilitando a participação de todos na conservação da fauna.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvesMamiferosCerrado.pdfTCC1.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons