Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44904
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBazet, Marcos Paulo Tavares-
dc.date.accessioned2025-02-24T18:18:15Z-
dc.date.available2025-02-24T18:18:15Z-
dc.date.issued2025-02-04-
dc.identifier.citationBAZET, Marcos Paulo Tavares. Fatores que influenciam na escolha da carreira do pós-graduando em ciências contábeis. 2025. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.15.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44904-
dc.description.abstractThe research aimed to analyze the factors influencing career choice among graduate students in Accounting. Using Descriptive Analysis and Exploratory Factor Analysis (EFA), three main factors were identified: "Professional Satisfaction and Rewards," "Family Influence and Professional Prestige," and "Professional Development and Personal Fulfillment." The first factor reflects the importance of financial rewards and work recognition, aligning with Maslow's theory, which emphasizes the satisfaction of basic needs. The second factor highlights the role of family influence and social prestige in career choice, suggesting that higher education institutions should involve families in the career guidance process. The third factor refers to the pursuit of professional development and personal fulfillment, with an emphasis on the need for continuous updating and the valuing of professional skills. The results indicate that career choice goes beyond financial and academic aspects, encompassing personal, social, and family issues. As a contribution, the study presents that educational institutions should invest in programs that develop both technical and interpersonal skills, in addition to promoting employability. For organizations, the study suggests adopting policies that balance fair compensation, recognition, and personal development to attract and retain qualified professionals. The research also contributes to understanding the motivations and career choices of graduate students in Accounting and offers insights for improving educational and professional policies. However, limitations such as the specific sample and point-in-time data collection indicate the need for future research with broader samples and longitudinal or qualitative methods to deepen the understanding of the factors influencing career choice.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectCarreirapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectCareerpt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectAccountingpt_BR
dc.subjectPostgraduatept_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.titleFatores que influenciam na escolha da carreira do pós-graduando em ciências contábeispt_BR
dc.title.alternativeFactors that influence the choice of career for postgraduates student in accountingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leal, Edvalda Araujo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010780688440896pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Mônica Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7949633314757040pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Vanderlei-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9897618056971079pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3804810222055929pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo analisar os fatores que influenciam a escolha de carreira dos pós-graduandos em Ciências Contábeis. Utilizando uma Análise Descritiva e uma Análise Fatorial Exploratória (AFE), foram identificados três fatores principais: “Satisfação Profissional e Recompensas”, “Influência Familiar e Prestígio Profissional”, e “Desenvolvimento Profissional e Realização Pessoal”. O primeiro fator reflete a importância das recompensas financeiras e do reconhecimento no trabalho, alinhando-se à teoria de Maslow, que destaca a satisfação das necessidades básicas. O segundo fator evidencia o papel da influência familiar e do prestígio social na escolha de carreira, sugerindo que as instituições de ensino superior devem envolver as famílias no processo de orientação vocacional. O terceiro fator se refere à busca por desenvolvimento profissional e realização pessoal, com ênfase na necessidade de atualização constante e valorização das competências profissionais. Os resultados indicam que a escolha de carreira vai além de aspectos financeiros e acadêmicos, englobando questões pessoais, sociais e familiares. Como contribuição o estudo apresenta que as instituições de ensino devem investir em programas que desenvolvam habilidades técnicas e interpessoais, além de promoverem a empregabilidade. Para as organizações, o estudo sugere adotar políticas que conciliem remuneração justa, reconhecimento e desenvolvimento pessoal para atrair e reter profissionais qualificados. A pesquisa também contribui para a compreensão das motivações e escolhas de carreira dos pós-graduandos em Ciências Contábeis e oferece subsídios para o aprimoramento de políticas educacionais e profissionais. Contudo, limitações como a amostra específica e a coleta pontual de dados indicam a necessidade de futuras pesquisas com amostras mais amplas e métodos longitudinais ou qualitativos para aprofundar a compreensão dos fatores que influenciam a escolha de carreira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration72pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.15pt_BR
dc.orcid.putcode178862803-
dc.crossref.doibatchid7eae554c-83c8-47d2-8679-0cdedaa2ac0b-
dc.subject.autorizadoContabilidadept_BR
dc.subject.autorizadoContabilidade - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoEnsino superiorpt_BR
dc.subject.autorizadoEducação - Estudo e ensino (Pós-graduação)pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FatoresInfluenciamEscolha.pdfDissertação1.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons