Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44904
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Bazet, Marcos Paulo Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-24T18:18:15Z | - |
dc.date.available | 2025-02-24T18:18:15Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-04 | - |
dc.identifier.citation | BAZET, Marcos Paulo Tavares. Fatores que influenciam na escolha da carreira do pós-graduando em ciências contábeis. 2025. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.15. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44904 | - |
dc.description.abstract | The research aimed to analyze the factors influencing career choice among graduate students in Accounting. Using Descriptive Analysis and Exploratory Factor Analysis (EFA), three main factors were identified: "Professional Satisfaction and Rewards," "Family Influence and Professional Prestige," and "Professional Development and Personal Fulfillment." The first factor reflects the importance of financial rewards and work recognition, aligning with Maslow's theory, which emphasizes the satisfaction of basic needs. The second factor highlights the role of family influence and social prestige in career choice, suggesting that higher education institutions should involve families in the career guidance process. The third factor refers to the pursuit of professional development and personal fulfillment, with an emphasis on the need for continuous updating and the valuing of professional skills. The results indicate that career choice goes beyond financial and academic aspects, encompassing personal, social, and family issues. As a contribution, the study presents that educational institutions should invest in programs that develop both technical and interpersonal skills, in addition to promoting employability. For organizations, the study suggests adopting policies that balance fair compensation, recognition, and personal development to attract and retain qualified professionals. The research also contributes to understanding the motivations and career choices of graduate students in Accounting and offers insights for improving educational and professional policies. However, limitations such as the specific sample and point-in-time data collection indicate the need for future research with broader samples and longitudinal or qualitative methods to deepen the understanding of the factors influencing career choice. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Carreira | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.subject | Pós-Graduação | pt_BR |
dc.subject | Career | pt_BR |
dc.subject | Motivation | pt_BR |
dc.subject | Accounting | pt_BR |
dc.subject | Postgraduate | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade | pt_BR |
dc.title | Fatores que influenciam na escolha da carreira do pós-graduando em ciências contábeis | pt_BR |
dc.title.alternative | Factors that influence the choice of career for postgraduates student in accounting | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leal, Edvalda Araujo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1010780688440896 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Mônica Aparecida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7949633314757040 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Vanderlei | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9897618056971079 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3804810222055929 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa teve como objetivo analisar os fatores que influenciam a escolha de carreira dos pós-graduandos em Ciências Contábeis. Utilizando uma Análise Descritiva e uma Análise Fatorial Exploratória (AFE), foram identificados três fatores principais: “Satisfação Profissional e Recompensas”, “Influência Familiar e Prestígio Profissional”, e “Desenvolvimento Profissional e Realização Pessoal”. O primeiro fator reflete a importância das recompensas financeiras e do reconhecimento no trabalho, alinhando-se à teoria de Maslow, que destaca a satisfação das necessidades básicas. O segundo fator evidencia o papel da influência familiar e do prestígio social na escolha de carreira, sugerindo que as instituições de ensino superior devem envolver as famílias no processo de orientação vocacional. O terceiro fator se refere à busca por desenvolvimento profissional e realização pessoal, com ênfase na necessidade de atualização constante e valorização das competências profissionais. Os resultados indicam que a escolha de carreira vai além de aspectos financeiros e acadêmicos, englobando questões pessoais, sociais e familiares. Como contribuição o estudo apresenta que as instituições de ensino devem investir em programas que desenvolvam habilidades técnicas e interpessoais, além de promoverem a empregabilidade. Para as organizações, o estudo sugere adotar políticas que conciliem remuneração justa, reconhecimento e desenvolvimento pessoal para atrair e reter profissionais qualificados. A pesquisa também contribui para a compreensão das motivações e escolhas de carreira dos pós-graduandos em Ciências Contábeis e oferece subsídios para o aprimoramento de políticas educacionais e profissionais. Contudo, limitações como a amostra específica e a coleta pontual de dados indicam a necessidade de futuras pesquisas com amostras mais amplas e métodos longitudinais ou qualitativos para aprofundar a compreensão dos fatores que influenciam a escolha de carreira. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.sizeorduration | 72 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.15 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 178862803 | - |
dc.crossref.doibatchid | 7eae554c-83c8-47d2-8679-0cdedaa2ac0b | - |
dc.subject.autorizado | Contabilidade | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Contabilidade - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação) | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FatoresInfluenciamEscolha.pdf | Dissertação | 1.47 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License