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dc.creatorOliveira, Marcelo Parreira de-
dc.date.accessioned2025-02-24T12:14:17Z-
dc.date.available2025-02-24T12:14:17Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marcelo Parreira de. Residência pedagógica: interação escola e universidade para o ensino de ciências e matemática. 2025. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.47.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44900-
dc.description.abstractTeacher training and the implementation of effective public policies are essential to improve the quality of Basic Education. The general objective of this research was to analyze the training actions carried out with the immersion of residents who participated in the Pedagogical Residency Program (PRP) of the Federal University of Uberlândia (UFU), from 2020 to 2022, according to Notice No. 01/2020, of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), in the Interdisciplinary Subproject of the Physics, Mathematics and Chemistry center, on the Ituiutaba campus. The research had a qualitative approach, using documentary analysis of the reports of the residents as the main methodological procedure. In order to analyze this research, we set up three guiding lines, being them: (1) strengthening teacher training; (2) design and pedagogical practices of the Pedagogical Residency Program for teacher training; and (3) interaction to promote teacher training. As part of the process, an educational product was developed: a quiz for teaching Science and Mathematics, developed together with a resident of the proposed notice issued, with the intention of enhancing teacher training. Through the analyses conducted, it can be inferred that the PRP, by promoting interaction between school and university, focusing on the articulation between theory and practice, contributed to the qualification of future teachers, allowing them to experience different pedagogical practices in the context of basic education, strengthening teacher training.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAções Formativaspt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectPrograma de Formação Docentept_BR
dc.titleResidência pedagógica: interação escola e universidade para o ensino de ciências e matemáticapt_BR
dc.title.alternativePedagogical residency: school and university interaction for teaching science and mathematicspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marim, Vlademir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8618346653372477pt_BR
dc.contributor.referee1Marco, Fabiana Fiorezi de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Jackson Gois da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9057437833300365pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0792930545579720pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA formação dos professores e a implementação de políticas públicas são fundamentais para aprimorar a qualidade da Educação Básica. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as ações formativas realizadas com a imersão dos residentes que participaram do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no período de 2020 a 2022, de acordo com o Edital n.º 01/2020, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Subprojeto Interdisciplinar do núcleo de Física, Matemática e Química, no Campus de Ituiutaba. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, utilizando análise documental dos relatórios dos residentes como principal procedimento metodológico. Para análise desta pesquisa, construímos três eixos norteadores, sendo: (1) fortalecimento da formação de professores; (2) concepção e as práticas pedagógicas do Programa Residência Pedagógica para a formação de professores; e (3) interação para a promoção da formação de professores. Como parte do processo, foi desenvolvido um produto educacional: um quiz para o ensino de Ciências e Matemática, elaborado juntamente a uma residente do edital em questão, tendo como intenção potencializar a formação de professores. Pelas análises realizadas, pode-se inferir que o PRP, ao promover a interação entre escola e universidade e focando na articulação entre teoria e prática, contribuiu para a qualificação dos futuros professores, permitindo que vivenciassem diferentes práticas pedagógicas no contexto da educação básica, fortalecendo a formação de professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration103pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.47pt_BR
dc.crossref.doibatchid7eae554c-83c8-47d2-8679-0cdedaa2ac0b-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo e Ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEducação básicapt_BR
dc.subject.autorizadoMatemáticapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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