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ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-6303-4843
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Argumentar para conformar: o livro didático como mecanismo de domesticação de sentidos e de sujeitos
Autor: Souza, Fabiana Barbosa de
Primer orientador: Agustini, Cármen Lúcia Hernandes
Primer miembro de la banca: Araújo, Érica Daniela de
Segundo miembro de la banca: Marinho, Mariana da Silva
Resumen: Em um mundo em que, segundo os discursos dominantes, tudo deve ser vendável, argumentar se torna algo amplamente valorizado e aprender a fazê-lo algo cada vez mais fetichizado. À vista disso, objetivamos, neste trabalho, analisar, a partir do quadro teórico-metodológico da Análise de Discurso de filiação pecheutiana, o modo como a abordagem da argumentação presente nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio pode afetar o processo de subjetivação dos alunos e, consequentemente, sua formação leitora e escritora. Para tanto, estabelecemos um arquivo composto por quatro livros didáticos aprovados pelo PNLD de 2021, a partir do qual recortamos capítulos e unidades voltados para o ensino de argumentação e buscamos restituir as discursividades que constituem as suas formulações, a fim de explicitar as relações de força nas quais se inscrevem e a relação destas com a consolidação de modos de pensar que legitimam e dão continuidade às estruturas de poder vigentes. Com isso, foi possível constatar, nos livros, a presença de um processo discursivo no qual a formação discursiva retórica, aliada a uma concepção de linguagem transparente, alinha-se à discursividade da capacitação do sujeito-aluno para o mercado de trabalho, inscrevendo-o no discurso da individualização, isto é, da autorresponsabilização. Assim, com base nas análises realizadas, compreendemos que os livros didáticos – como objetos político-simbólicos – funcionam como um importante dispositivo de domesticação no processo de constituição do sujeito-aluno, silenciando o caráter sócio-histórico e político-ideológico dos processos de produção de sentido e conformando-o a formações ideológicas que mantêm as discursividades do neoliberalismo em dominância na sociedade, de forma a (de)limitar suas possibilidades de repensá-las e, assim, sustentar, via efeito de naturalização, as estruturas de poder que caucionam a racionalidade neoliberal.
Abstract: In a world where, according to the dominant discourses, everything must be sellable, arguing has become something widely valued and learning how to do it something increasingly fetishized. In view of this, the aim of this work is to analyze, from the theoretical methodological framework of Discourse Analysis of pecheutian affiliation, how the approach to argumentation in high school Portuguese language textbooks can affect the process of subjectivation of students and, consequently, their reading and writing education. To do this, we established an archive of four textbooks approved by the 2021 PNLD, from which we cut out chapters and units focused on the teaching of argumentation and sought to restore the discursivities that underlie their formulations, in order to make explicit the power relations in which they are inscribed and their relationship with the consolidation of ways of thinking that legitimize and continue the prevailing power structures. Thereby, it was possible to see in the textbooks the presence of a discursive process in which the rhetorical discursive formation, allied to a conception of transparent language, is aligned with the discursiveness of training the subject-student for the job market, inscribing him in the discourse of individualization, that is, self-responsibility. Thus, based on the analyses carried out, we understand that textbooks – as political-symbolic objects – function as an important domestication device in the process of constituting the subject-student, silencing the socio-historical and political-ideological character of the processes of production of meaning and conforming him to ideological formations that maintain the discursivities of neoliberalism in dominance in society, in such a way to (de)limit their possibilities of rethinking them and thus sustain, via naturalization effect, the power structures that underpin the neoliberal rationality.
Palabras clave: Análise de Discurso
Discourse Analysis
Argumentação
Argumentation
Livro Didático
Textbook
Formação
Education
Lógica Neoliberal
Neoliberal Logic
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOUZA, Fabiana Barbosa de. Argumentar para conformar: o livro didático como mecanismo de domesticação de sentidos e de sujeitos. 2025. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44863
Fecha de defensa: 3-feb-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa

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