Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44862
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Catarina Savietto de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-17T18:55:25Z | - |
dc.date.available | 2025-02-17T18:55:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Catarina Savietto de. Jogos teatrais em contextos ficcionais: processo artístico-pedagógico da Oficina 21. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44862 | - |
dc.description.abstract | In this work, we follow the artistic-pedagogical choices that shape the application and development of "Workshop 21: Between the Performative and Fictional." We observe the track of an artist-educator in theater, passing through her experiences in "Drama", the workshop, showing the games, teaching methods, "mistakes" and successes, and the moment of "failure" that's about when mistakes become part of the learning process and must be transformed. The expectation of finding a game structure that would allow different fictional contexts becomes an opportunity to exercise teaching, while also creating a script to support the final scene exercise. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Jogo teatral | pt_BR |
dc.subject | Ficção | pt_BR |
dc.subject | Improvisação | pt_BR |
dc.subject | Performatividade | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia teatral | pt_BR |
dc.subject | Theater games | pt_BR |
dc.subject | Fiction | pt_BR |
dc.subject | Improvisation | pt_BR |
dc.subject | Performativity | pt_BR |
dc.subject | Theater education | pt_BR |
dc.title | Jogos teatrais em contextos ficcionais: processo artístico-pedagógico da Oficina 21 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Paula, José Eduardo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3627117545793761 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Carlos Eduardo Santos de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3046808892020112 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paula, Wellington Menegaz de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4339892040710332 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7272925639025689 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho de conclusão de curso, acompanhamos as escolhas artístico-pedagógicas que atravessam a vivência e o desenvolvimento da “Oficina 21: entre o performativo e ficcional”. Observamos a trajetória inicial de uma artista-docente no teatro, passando pelas experiências no “Drama” até sua chegada na oficina em questão, na qual se depara com os jogos, a didática, os “erros” e os acertos, até chegar no momento da “falha”, onde errar se torna parte do aprendizado e deve ser devidamente aproveitado e transformado. A expectativa de encontrar uma estrutura de jogo que permita encaixar diferentes contextos ficcionais se transforma em possibilidade de exercitar a docência em teatro, além de criar um roteiro dramatúrgico como suporte para o exercício cênico final. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Teatro | pt_BR |
dc.sizeorduration | 34 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 178310494 | - |
Appears in Collections: | TCC - Teatro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JogosTeatraisContextos.pdf | TCC | 767.2 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License