Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44862
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Catarina Savietto de-
dc.date.accessioned2025-02-17T18:55:25Z-
dc.date.available2025-02-17T18:55:25Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Catarina Savietto de. Jogos teatrais em contextos ficcionais: processo artístico-pedagógico da Oficina 21. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44862-
dc.description.abstractIn this work, we follow the artistic-pedagogical choices that shape the application and development of "Workshop 21: Between the Performative and Fictional." We observe the track of an artist-educator in theater, passing through her experiences in "Drama", the workshop, showing the games, teaching methods, "mistakes" and successes, and the moment of "failure" that's about when mistakes become part of the learning process and must be transformed. The expectation of finding a game structure that would allow different fictional contexts becomes an opportunity to exercise teaching, while also creating a script to support the final scene exercise.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectJogo teatralpt_BR
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectPedagogia teatralpt_BR
dc.subjectTheater gamespt_BR
dc.subjectFictionpt_BR
dc.subjectImprovisationpt_BR
dc.subjectPerformativitypt_BR
dc.subjectTheater educationpt_BR
dc.titleJogos teatrais em contextos ficcionais: processo artístico-pedagógico da Oficina 21pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paula, José Eduardo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3627117545793761pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Carlos Eduardo Santos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3046808892020112pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Wellington Menegaz de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4339892040710332pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7272925639025689pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho de conclusão de curso, acompanhamos as escolhas artístico-pedagógicas que atravessam a vivência e o desenvolvimento da “Oficina 21: entre o performativo e ficcional”. Observamos a trajetória inicial de uma artista-docente no teatro, passando pelas experiências no “Drama” até sua chegada na oficina em questão, na qual se depara com os jogos, a didática, os “erros” e os acertos, até chegar no momento da “falha”, onde errar se torna parte do aprendizado e deve ser devidamente aproveitado e transformado. A expectativa de encontrar uma estrutura de jogo que permita encaixar diferentes contextos ficcionais se transforma em possibilidade de exercitar a docência em teatro, além de criar um roteiro dramatúrgico como suporte para o exercício cênico final.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseTeatropt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode178310494-
Appears in Collections:TCC - Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JogosTeatraisContextos.pdfTCC767.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons