Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz, Laura Oliveira da-
dc.date.accessioned2025-02-17T12:50:50Z-
dc.date.available2025-02-17T12:50:50Z-
dc.date.issued2024-05-07-
dc.identifier.citationLUZ, Laura Oliveira da. Oralidade Enquanto Prática de Linguagem no Contexto de um Livro Didático. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44853-
dc.description.abstractThis study, based on a qualitative bibliographic research, aims to analyze how the skill of oral communication, as a language practice, is addressed in the textbook, describing the treatment given to oral genres by the work. Specifically, the goal is to present the oral genres covered in the analyzed textbook; verify whether the skill of oral communication is developed in the work in a contextualized manner through practices, genres, and different knowledge objects; and lastly, identify oral language practice experiences that contribute to the expansion of literacy and enable meaningful and critical participation in various social practices permeated/constituted by oral communication. The theoretical foundation of this work was built based on books, theses, and articles from the last twenty years to provide an overview of the conception and evolution of the activities proposed and the curriculum content outlined by the BNCC, PCNs, and the textbook. Based on this, after analyzing the collected data, a 7th-grade textbook used in public schools was examined, and the conclusion drawn is that the activities proposed to address the oral genres are not sufficient to prepare the student in all necessary aspects to express themselves with clarity and cohesion in different environments and social settings they will be part of.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectteachingpt_BR
dc.subjectgêneros oraispt_BR
dc.subjectoral genrespt_BR
dc.subjectmaterial de apoiopt_BR
dc.subjectsupport materialpt_BR
dc.titleOralidade enquanto prática de linguagem no contexto de um livro didáticopt_BR
dc.title.alternativeOrality as Language Practice's in the Context of a Textbookpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Godoi, Eliamar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5028503004915253pt_BR
dc.contributor.referee1Amado, Giselly Tiago Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5771970287386431pt_BR
dc.contributor.referee2Bernardes, Raquel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3209090437984103pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9056189199094105pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo, a partir de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, tem como objetivo geral analisar a forma como a habilidade da oralidade enquanto prática de linguagem é abordada no livro didático, descrevendo o tratamento dispensado, pela obra, aos gêneros da oralidade. Em específico, a busca é por apresentar os gêneros da oralidade que são contemplados no livro didático analisado; verificar se a habilidade de oralidade é desenvolvida na obra de forma contextualizada pelas práticas, gêneros e diferentes objetos do conhecimento e por último, apontar experiências de prática de linguagem oral que contribuam para a ampliação dos letramentos e que possibilitem a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais permeadas/constituídas pela oralidade. A fundamentação teórica do presente trabalho foi feita com base em livros, teses e artigos dos últimos vinte anos para ter um panorama da concepção e evolução das atividades propostas e conteúdo programático propostos pela BNCC, PCNs e no livro didático. A partir disso, após a análise dos dados coletados, foi feita a análise de um livro didático do 7º ano do Ensino Fundamental utilizado em escolas da rede pública e a conclusão obtida é de que as atividades propostas para contemplar os gêneros da oralidade não são suficientes para preparar o aluno em todos os aspectos necessários para se expressar com clareza e coesão em diferentes ambientes e estâncias sociais que será inserido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Língua Portuguesa com domínio de Libraspt_BR
dc.sizeorduration18pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode178312355-
Aparece nas coleções:TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OralidadeEnquantoPratica.pdfTCC722.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons