Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44829
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Yasmin Caroline Moreira da Cunha de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-13T18:41:51Z | - |
dc.date.available | 2025-02-13T18:41:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Yasmin Caroline Moreira da Cunha de. Ecos de solidão - um estudo sobre a criação cênica. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44829 | - |
dc.description.abstract | This work is a reflection on the experiences and scenic development in the creation of the scene “Echoes of Solitude” from the point of view of acting and dramaturgy. The process had its core in the need to talk about women on stage, specifically their bonds, through the work “A Mulher sem pecado” by Nelson Rodrigues. The main elements used in the scenic creation were: diverse daily references to “being a woman”, songs, poems, works by Nelson Rodrigues, acting through intensities, autofictional dramaturgy, and the practice of Rasaboxes. The aim of the scene is to discuss the figure of Nelson's woman of 1940 with the contemporary woman. Her yearnings, individualities, ties, sins and to question her in relation to the present day. Here I also offer some reflections on the direction of the scene and the first contacts with the audience. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Criação Cênica | pt_BR |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Nelson Rodrigues | pt_BR |
dc.subject | Stage creation | pt_BR |
dc.subject | Women | pt_BR |
dc.subject | Nelson Rodrigues | pt_BR |
dc.title | Ecos de Solidão - Estudo sobre a criação cênica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Narciso Larangeira Telles da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7159513683604358 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Dirce Helena Benevides | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3912456509075556 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Luz, Carla Almeida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1205708451895984 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6763692372836925 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é uma reflexão acerca das vivencias e desenvolvimento cênico na criação da cena “Ecos de Solidão” do ponto de vista da atuação e dramaturgia. O processo teve seu âmago na necessidade de falar sobre a mulher em cena, especificamente as suas amarras, através da obra “A Mulher sem pecado” de Nelson Rodrigues. Os principais elementos utilizados na criação cênica foram: Referencias diárias diversas do “ser mulher”, músicas, poemas, obras de Nelson Rodrigues, atuação por intensidades e dramaturgia autoficccional. O objetivo da cena é conversar a figura da “mulher de Nelson” de 1940 com a mulher contemporânea. Os seus anseios, individualidades, amarras, pecados e trazer o questionamento em relação aos dias atuais. Aqui também trago algumas reflexões referentes a direção da cena e os primeiros contatos com o público. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Teatro | pt_BR |
dc.sizeorduration | 36 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Teatro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EcosSolidãoEstudo.pdf | TCC | 1.69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.