Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44707
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Antônio Augusto Mendes-
dc.date.accessioned2025-02-03T17:31:15Z-
dc.date.available2025-02-03T17:31:15Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationCARVALHO, Antônio Augusto Mendes. Pequenos Poderes: Sonoridades na construção da cena. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44707-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSonoplastia; Sonoridade; Construção de cenapt_BR
dc.titlePequenos Poderes: Sonoridades na construção da cenapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Piragibe, Mário Ferreira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825902106907746pt_BR
dc.contributor.advisor1Pimenta, Daniele-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8680041834212692pt_BR
dc.contributor.referee1Aleixo, Fernando Manoel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1741102508969302pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Narciso Laranjeira Telles da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7159513683604358pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9018512436241152pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso busca relatar algumas experiências durante o processo de criação e desenvolvimento do exercício cênico “Pequenos Poderes”, pensado sob a perspectiva da sonoplastia e das sonoridades. A dramaturgia, escrita por Rafael Michalichem, trata da relação de dois colegas de trabalho, Cecília e Bernardo, e suas dificuldades de declarar seus sentimentos um para o outro. A Sonoplastia, assim como as áreas das Visualidades da Cena (Iluminação, Cenografia, Caracterização), frequentemente são pensadas nos estágios finais dos processos criativos, porém nesse processo foram utilizados, desde o início, os recursos sonoros como parte dos estímulos e referências para a preparação dos atores, para a criação dos personagens e a construção das cenas. Até que ponto as músicas, trilhas e efeitos sonoros ajudam a complementar e estimular a construção de uma peça? Desse modo, o nosso propósito foi perceber de quais formas o som afeta todo o processo de criação e, ao mesmo tempo, definir quais efeitos e sons seriam levados para a cena em si e como influenciariam a recepção do público, ou seja, como os sons contribuem para contar uma história tornando a cena uma verdade teatral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseTeatropt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.orcid.putcode177290107-
Appears in Collections:TCC - Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PequenosPoderesSonoridades.pdfTCC1.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons