Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44674Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Cecchi, Rafaela Gracci | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-29T13:22:56Z | - |
| dc.date.available | 2025-01-29T13:22:56Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
| dc.identifier.citation | CECCHI, Rafaela Gracci. A voz indígena na literatura infantil: Uma análise da obra de Daniel Munduruku e sua contribuição para a Educação. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44674 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Literatura infantil, temática indígena, educação decolonial, Daniel Munduruku. | pt_BR |
| dc.title | A voz indígena na literatura infantil: Uma análise da obra de Daniel Munduruku e sua contribuição para a Educação. | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Mahl, Marcelo Lapuente | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2460148926174770 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Abreu, Jean Luiz Neves | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2300258713505621 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Ivan Marcos | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6091564611629240 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4616328154957302 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta monografia investiga as contribuições da literatura infantil indígena para uma educação decolonial, em que valoriza a diversidade cultural e promove a representatividade autêntica dos povos originários no ambiente educacional, tendo como objeto de análise as obras Coisa de Índio – Versão Infantil e Um Dia na Aldeia: Uma História Munduruku, de Daniel Munduruku. O estudo examina como a literatura infantil indígena pode desconstruir estereótipos, estimular a empatia e ajudar na formação do senso crítico de crianças e jovens. Somado a isso, discute a relevância da literatura como ferramenta de resistência, demonstrando como as narrativas de Munduruku demonstram as cosmovisões indígenas e convidam os leitores a refletir sobre temas como identidade, pertencimento e respeito pela natureza. Conclui-se que a literatura, quando apropriada pelos indígenas, torna-se um megafone de suas reinvindicações por protagonismos de suas histórias e a busca por direitos. Além de contribuir imensamente na formação de leitores mais conscientes, críticos e combater o preconceito. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 45 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - História (Uberlândia) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| AVozIndigenaNaLiteratura.pdf | TCC | 2.28 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
