Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44674
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCecchi, Rafaela Gracci-
dc.date.accessioned2025-01-29T13:22:56Z-
dc.date.available2025-01-29T13:22:56Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.citationCECCHI, Rafaela Gracci. A voz indígena na literatura infantil: Uma análise da obra de Daniel Munduruku e sua contribuição para a Educação. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44674-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLiteratura infantil, temática indígena, educação decolonial, Daniel Munduruku.pt_BR
dc.titleA voz indígena na literatura infantil: Uma análise da obra de Daniel Munduruku e sua contribuição para a Educação.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mahl, Marcelo Lapuente-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2460148926174770pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, Jean Luiz Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2300258713505621pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Ivan Marcos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6091564611629240pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4616328154957302pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia investiga as contribuições da literatura infantil indígena para uma educação decolonial, em que valoriza a diversidade cultural e promove a representatividade autêntica dos povos originários no ambiente educacional, tendo como objeto de análise as obras Coisa de Índio – Versão Infantil e Um Dia na Aldeia: Uma História Munduruku, de Daniel Munduruku. O estudo examina como a literatura infantil indígena pode desconstruir estereótipos, estimular a empatia e ajudar na formação do senso crítico de crianças e jovens. Somado a isso, discute a relevância da literatura como ferramenta de resistência, demonstrando como as narrativas de Munduruku demonstram as cosmovisões indígenas e convidam os leitores a refletir sobre temas como identidade, pertencimento e respeito pela natureza. Conclui-se que a literatura, quando apropriada pelos indígenas, torna-se um megafone de suas reinvindicações por protagonismos de suas histórias e a busca por direitos. Além de contribuir imensamente na formação de leitores mais conscientes, críticos e combater o preconceito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration45pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVozIndigenaNaLiteratura.pdfTCC2.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons