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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCalixto, Gabriel-
dc.date.accessioned2025-01-23T13:17:10Z-
dc.date.available2025-01-23T13:17:10Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.identifier.citationCALIXTO, Gabriel da Silva. O rap, a educação e o aluno pobre: diálogos em psicologia escolar e educacional. 2024. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44624-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectHip-Hop; Rap; Psicologia Escolar e Educacional; Educação Popularpt_BR
dc.titleO Rap, a educação e o aluno pobre: Diálogos em Psicologia Escolar e Educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cury, Daniel Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2605252184105436pt_BR
dc.contributor.referee1Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747815374339453pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Yara Magalhães dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9238017578078410pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO Movimento Hip-Hop surgiu no Bronx, Nova York, nos anos 60 e 70 como expressão artística e social de jovens negros e latino-americanos, composto por Rap, Graffiti e Break Dance e se destaca por abordar desigualdades sociais, sendo o Rap o meio crucial de denúncia social, por meio de músicas, enquanto o Graffiti e o Break Dance se utilizam de outros modelos de denúncia. No Brasil, o Hip-Hop chegou nos anos 80 e se popularizou em 90, adaptando-se às questões locais e se tornando uma importante ferramenta de expressão e identidade para jovens marginalizados. Este estudo tem como objetivo geral investigar os elementos presentes no Rap que apresentem potencial na mediação escolar e na emancipação dos sujeitos por meio de processos educacionais, além de investigar possibilidades de diálogos com teorias produzidas na área de Psicologia Escolar e Educacional, em sua vertente crítica, e de contribuições com suas práticas vinculadas à realidade do estudante pobre. Trata-se de pesquisa qualitativa, que se deu por meio da seleção de quatro letras de música de Rap, consideradas condizentes com o objetivo, tendo como referencial de análise de dados a Psicologia Histórico-Cultural e os estudos em Psicologia Escolar e Educacional (PEE), em sua vertente crítica. Resultados: As letras analisadas foram das músicas: "O Cara que Corre" dos Rappers Lord, Tiago Mac e Cidinho; "Rap Educação" do grupo Liberdade Condicional; “Brasil sem Educação” do grupo Face da Morte; e “Estudo Errado” do Rapper Gabriel, O Pensador. Os resultados apontaram para duas categorias de análise: 1) Importância da educação nos processos de emancipação e de transformação social; 2) Críticas ao sistema educacional excludente: a construção de novos caminhos em Educação Popular a partir do diálogo com a Psicologia Escolar e Educacional crítica. Foi possível problematizar questões apontadas nas letras analisadas que apontam para a realidade do estudante pobre e para o esvaziamento de sentido do sistema educacional presente em sua realidade, bem como em relação a sua importância na emancipação dos sujeitos. Em diálogo profícuo com os estudos da área de Psicologia Escolar e Educacional, foi possível abarcar debates que contemplaram aspectos da realidade do estudante pobre, como aqueles que envolvem, por exemplo, a produção do fracasso escolar e as relações étnico-raciais, temáticas importantes para a vertente crítica da área. Foi possível concluir quanto ao potencial emancipatório do Rap, enquanto manifestação cultural que clarifica a respeito da realidade das pessoas pobres e das questões sociais, culturais, históricas e raciais imbuídas em suas letras, as quais dialogam com a área de Psicologia Escolar e Educacional, pois convergem em prol de uma educação popular que seja emancipatória e busque diminuir desigualdades sociais. O estudo aponta para a colaboração mútua entre o Rap e a Psicologia Escolar e Educacional, tendo em vista que aquele pode ser uma importante ferramenta de intervenção em contextos educacionais abordados por esta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration59pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsO artigo está em apreciação para publicação e, assim que publicado, entendemos que poderá ser liberado no repositório.pt_BR
dc.description.embargo2027-11-29-
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

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