Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44549
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRocha, Elisângela Ferreira Peixoto da-
dc.date.accessioned2025-01-09T19:56:21Z-
dc.date.available2025-01-09T19:56:21Z-
dc.date.issued2024-11-28-
dc.identifier.citationROCHA, Elisângela Ferreira Peixoto da. Transformando saudade em arte: expressão artística e afetividade na superação do luto e outras perdas no contexto escolar. 2024. 75f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5248.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44549-
dc.description.abstractThis work investigates how art classes at school can be part of the process of reframing delicate experiences, such as grief and other emotional conflicts. Inspired by art therapy, this approach allows both students and teachers to explore their emotions in creative and meaningful ways. The research is based on Jungian theory and uses artistic strategies as tools for self-knowledge and emotional expression. The affective relationship between teacher and student is approached as a facilitating element in the teaching-learning process. The methodology used consists of the qualitative analysis of the artistic productions of 9th year students, focusing on the theme "saudade". The results reveal that the proposed activities allowed students to externalize their emotions and give new meaning to their loss experiences. The findings highlight that the use of artistic resources, such as drawing, offers students an expressive channel to deal with complex issues, promoting a more humanized and welcoming school environment. Furthermore, the work emphasizes the relevance of emotional support and the collaboration of multidisciplinary teams in the educational environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectArteterapiapt_BR
dc.subjectLutopt_BR
dc.subjectPerdapt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGriefpt_BR
dc.subjectArt therapypt_BR
dc.subjectAffectivitypt_BR
dc.subjectLosspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleTransformando saudade em arte: expressão artística e afetividade na superação do luto e outras perdas no contexto escolarpt_BR
dc.title.alternativeTransforming longing into art: artistic expression in overcoming grief and other losses in the school contextopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bittencourt Meira , Renata-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7920012076289535pt_BR
dc.contributor.referee1Viso, Cristina Garcia Palhares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9364357469419422pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Rosimeire Gonçalves dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5007401696762612pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6758973088393444pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga como as aulas de arte na escola podem fazer parte do processo de ressignificação de experiências delicadas, como o luto e outros conflitos emocionais. Inspirada pela arteterapia, essa abordagem permite que tanto alunos quanto professores explorem suas emoções de maneira criativa e significativa. A pesquisa fundamenta-se na teoria junguiana e utiliza estratégias artísticas como ferramentas para o autoconhecimento e a expressão emocional. A relação afetiva entre professor e aluno é abordada como um elemento facilitador no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia empregada consiste na análise qualitativa das produções artísticas de alunos do 9º ano, focando no tema "saudade". Os resultados revelam que as atividades propostas possibilitaram aos alunos externalizar suas emoções e ressignificar suas experiências de perda. Os achados destacam que o uso de recursos artísticos, como o desenho, oferece aos estudantes um canal expressivo para lidar com questões complexas, promovendo um ambiente escolar mais humanizado e acolhedor. Além disso, o trabalho enfatiza a relevância do suporte emocional e da colaboração de equipes multidisciplinares no ambiente educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration75pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5248pt_BR
dc.orcid.putcode175402968-
dc.crossref.doibatchid72d78f57-aed2-4ad5-bb68-92e19bc636f0-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons