Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44458
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGregório, Marcos Vinícius Barros-
dc.date.accessioned2025-01-03T12:58:27Z-
dc.date.available2025-01-03T12:58:27Z-
dc.date.issued2024-01-29-
dc.identifier.citationGREGÓRIO, Marcos Vinícius Barros. Estudo comparativo entre modelagens de prendedores para juntas triplas aeronáuticas. 2024. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44458-
dc.description.abstractThe need to build extremely safe aircraft and demonstrate it through analysis and testing is crucial within the aeronautical market. Therefore, this work aims to conduct a comparative study among three different methodologies for modeling fasteners in joints. These joints have different compositions the first composed of plate/plate/plate and the second of solid/plate/solid. Considering the main objective of evaluating the total load transfer for each component in the developed model, including the percentage of total load applied to the first two upper pieces on their right side, in addition to the load on the critical fastener. The goal is to understand which of the three modeling types is more conservative in relation to the results. Additionally, data will be collected to analyze the load on each of the fasteners developed, comparing their similarities and effectiveness. This will help identify the most conservative fastener in each of the scenarios studied. Furthermore, the effectiveness of the loads at the left end of the model will be analyzed to understand the behavior across different cases. Finally, a sensitivity study will be conducted to assess the influence of fastener weakness on the model by varying its strength. After completing these procedures, it will be possible to determine which model is most suitable for each situation, considering factors such as working time and the level of modeling complexity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAeronavept_BR
dc.subjectAircraftpt_BR
dc.subjectanálisept_BR
dc.subjectanalysispt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectModelingpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectMethodologiespt_BR
dc.subjectjuntaspt_BR
dc.subjectjointspt_BR
dc.subjectPrendedorpt_BR
dc.subjectFastenerpt_BR
dc.titleEstudo comparativo entre modelagens de prendedores para juntas triplas aeronáuticas.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rodrigues, Marcelo Ricardo Bertoni-
dc.contributor.advisor1Souza, Fernando Lourenço de-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4177956P5&tokenCaptchar=03AFcWeA6cn4GFgSKdZUhbZ9uHQmI2Q0pz0ID3J2jupY4zymEWIiSxrDrCM8svoiKTP7sfxUupxbLrBjur2WvNuFdJpwte69Tidr8ezw26zErgbGSvnL9byNIFXjI3DGEhfaLeQczq-6HvG8Jb2pG2LVj0gshjfhN0GA_NOINO2nmPL8qv-2gAdLTwcuMiAWFQc7QQW2u7rWii0XZ4DW0u8Ulxsxx6j747hjMH0vrujLEMX-fpmsmU5AgTZDRFVkWI7GdlBSWHlXUNLKwJlwSGsSM1Nr9m2lfod9Lf3M6Gd6tGkaqMZNaFC9fppjRRlzD8uRElNnpg3_IL2BsArvjCovkcc-hRVn81YuIjRKrfEQQGMbFF7Sjo8I9OT94wnwDoCiqe65wWMl3sHRFkhD3mo_DaqJbrcrTP-9EsL_cOG5PM7mWHTQcMLFxrN0HGBNOPcJl2drO3m4j6JLMdSwXBSCxUNATtN8YqSbS0X2rYhFzBo7WlIZcSVGQNeE2ZocPqNGybd5spu4-x6sEV_ymucFrleUsu5s-5qvxTkOIU_ghyyhpz4zZitTVN6P3P2JGjkwCsg0IZPHKNyLafSe-Zkj_SlnV_jCUJlMurIp5oswhr2j-0b3EKpcOcC3u32BIGW100Ine3SkZrGZRjKg4rtuyvBCNTbNdG_FY5kvfE4yrLldlr-_3u6JcF5Bx-oSyzeMXbaA_FM23LFCe127cr4viahJV42U80kPCdzZwTEFXxFnArnDJH4Cplna36tEdmJa4gPfk1JHDRO5hG1O2vsJ3sqK_Az7Wz_qNUygoNR9UTE0YHf_iLyPE4tOU2f4u5L4IMCDvj4hADu_FclR0VEnSH03DM8IoKd-8yBdK96AsMGLxOwKjBpoYpt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Thiago Gomes-
dc.contributor.referee1Lattesnão possuipt_BR
dc.contributor.referee2Rissardo, Wagner-
dc.contributor.referee2Lattesnão possuipt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA necessidade de construir aeronaves extremamente seguras e que demonstrem essa segurança por meio de análises e ensaios é muito importante dentro do mercado aeronáutico. Dessa forma, este trabalho realizou um estudo comparativo entre três diferentes metodologias para a modelagem de prendedores em juntas, de modo que as juntas possuem, entre si, composições diferentes: a primeira sendo composta por placa/placa/placa, e a segunda por sólido/placa/sólido. O objetivo principal é avaliar a transferência de carga total para cada peça que compõe o modelo desenvolvido, considerando a porcentagem de carga total aplicada nas duas primeiras peças superiores, em seu lado direito, além da carga no prendedor crítico, e assim entender qual dos três tipos de modelagem é mais conservativo, em relação aos resultados. Dessa maneira, será adotado a obtenção de dados analisando a carga em cada um dos prendedores desenvolvidos, comparando-se a semelhança entre eles e a efetividade de cada um, para que assim, seja possível entender qual é o prendedor mais conservador em cada um dos casos estudados. Além disso, será analisado também a efetividade das cargas na extremidade esquerda do modelo, entendendo o comportamento entre cada caso e por fim, será desenvolvido o estudo de sensibilidade com a variação da rigidez dos prendedores, para entender melhor a influência dessa componente no modelo. Após realizar todos esses procedimentos, pode-se entender qual modelo é mais aplicável em cada uma das situações, levando em consideração tempo de trabalho e nível de dificuldade de modelagempt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration98pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpt_BR
dc.orcid.putcode174980837-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoComparativoEntre.pdfTCC5.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons