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dc.creatorDutra, Mariana Cortes-
dc.date.accessioned2024-12-30T14:32:09Z-
dc.date.available2024-12-30T14:32:09Z-
dc.date.issued2024-11-05-
dc.identifier.citationDUTRA, Mariana Cortes. Território, cultura e comunidade: O Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché em Uberlândia. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.762.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44431-
dc.description.abstractThis master's thesis aims to investigate the role of the Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché in Uberlândia-MG and its appropriation by the city's black community. This center, also known as Graça do Aché or Graça, is a cultural facility of the Universidade Federal de Uberlândia and its mission is to promote and disseminate the culture and customs of the Afro-Brazilian community; the name is a tribute to Maria da Graça de Oliveira, an activist of the black movement in the city who founded Bloco Aché in 1988, one of the most representative carnival blocks of the black community in the city. In order to understand the work of this space and investigate its appropriation by the community, we have drawn mainly on the discussions of social museology, addressed by Mário Chagas, the notion of territory for Milton Santos and culture, for Chauí. The methodological approach consists of a bibliographical survey, a documentary survey and interviews with people linked to the management of Graça, which form the corpus of the research. In this investigation, it was possible to observe the presence of two black women who, as coordinators of Graça, contributed to bringing the community closer to Graça, which points to the importance of thinking about representative coordinators in the management of cultural facilities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEquipamento Culturalpt_BR
dc.subjectCultural Equipmentpt_BR
dc.subjectGraça do Achépt_BR
dc.subjectGraça do Achépt_BR
dc.subjectComunidade Negrapt_BR
dc.subjectBlack Communitypt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectTerritorypt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.titleTerritório, cultura e comunidade: O Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché em Uberlândiapt_BR
dc.title.alternativeTerritory, culture, and community: The Graça do Aché Black Culture Memory Center in Uberlândiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Canas, Adriano Tomitão-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8790107675203230pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferraz, Tatiana Sampaio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418850625833514pt_BR
dc.contributor.referee1Clemente, Claudelir Correa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9324519076023269pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Lilian do Amaral-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9200107012768155pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2029835449793829pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado tem como objetivo investigar a atuação do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché em Uberlândia-MG e sua apropriação pela comunidade negra da cidade. Esse centro, também conhecido como Graça do Aché ou Graça, é um equipamento cultural da Universidade Federal de Uberlândia que tem como missão a promoção e a difusão da cultura, bem como dos costumes da comunidade afro-brasileira; o nome é uma homenagem a Maria da Graça de Oliveira, militante do movimento negro na cidade, que, em 1988, fundou o Bloco Aché, o bloco carnavalesco mais representativo da comunidade negra na cidade. Para compreender a atuação desse espaço e investigar sua apropriação pela comunidade, recorre-se, principalmente, às discussões da museologia social, abordadas por Mário Chagas, à noção de território para Milton Santos e à de cultura, para Chauí. O percurso metodológico consiste em um levantamento bibliográfico, um levantamento documental e entrevistas com pessoas vinculadas à gestão do Graça, que compõem o corpus da pesquisa. Nesta investigação, foi possível observar a presença de duas mulheres negras que, no cargo de coordenadoras do Graça, contribuíram para a aproximação da comunidade com o espaço, o que assinala a importância de se pensar coordenações representativas na gestão de equipamentos culturais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.sizeorduration104pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.762pt_BR
dc.orcid.putcode174742441-
dc.subject.autorizadoArquiteturapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

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